Edit Template

Desafio Mini 30×30” alargado até 16 de Maio

O Oceanário de Lisboa e a Fundação Oceano Azul prolongaram até 16 de Maio o prazo para a participação no “Mini 30×30 Challenge”, uma iniciativa global que visa envolver jovens de todo o mundo na protecção dos oceanos. Nos Açores esta iniciativa está a ser divulgada com o apoio do programa BlueAzores.
No passado dia 30 de Abril, o Observatório do Mar dos Açores (OMA) promoveu uma apresentação do desafio Mini 30×30 na Escola Secundária Manuel de Arriaga na ilha do Faial.
A acção visa apoiar os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, especialmente o ODS 14 — Proteger a Vida Marinha, ao juntar jovens de todo o mundo para esta causa. A iniciativa espera fortalecer o movimento global pela protecção dos oceanos e garantir que as futuras gerações possam crescer em um planeta saudável e sustentável.
O desafio, que já conta com a adesão de estudantes de 16 países, convida as turmas do 1º ao 12º ano a apoiar a criação de Áreas Marinhas Protegidas e a assinatura de uma carta aberta à ONU, apelando ao cumprimento da meta global 30×30, ou seja, proteger 30% do oceano até 2030.
Este ano, a iniciativa inclui um concurso nacional em que as turmas participantes são desafiadas a submeter fotografias criativas, reflectindo o seu compromisso com a causa ambiental.
As três turmas com as imagens mais originais terão a oportunidade de ganhar um prémio único: uma noite “Dormindo com os Tubarões” no Oceanário de Lisboa, uma experiência educativa e imersiva no maior aquário de água salgada da Europa.
Além de fortalecer a cidadania activa e o envolvimento dos jovens na defesa do oceano, o Mini 30×30 Challenge também oferece um kit pedagógico para as escolas, com vídeos e materiais que explicam a importância das Áreas Marinhas Protegidas para a saúde do oceano.
A participação é aberta a todas as escolas, professores e alunos entre 4 e 18 anos. Os passos para a participação são explorar e debater a importância das Áreas Marinhas Protegidas (AMPs); votar nos benefícios das AMPs que consideram mais relevantes; subscrever uma carta aberta às Nações Unidas, que será entregue na UNOC3, pedindo maior compromisso dos Estados-Membros para atingir a meta global 30×30 e enviar uma foto que represente o seu compromisso com a causa.
As inscrições podem ser feitas até 16 de Maio. A iniciativa culminará na entrega da carta aberta à ONU, com os votos e as mensagens dos estudantes, durante a 3ª Conferência dos Oceanos das Nações Unidas (UNOC3), que decorrerá entre 9 a 13 Junho de 2025, em Nice, França.
O objectivo é que a voz dos jovens seja ouvida em decisões políticas cruciais para o futuro do planeta.

Edit Template
Notícias Recentes
Câmara da Povoação comemora o Dia dos Avós no Jardim Municipal
Registados 48 acidentes de viação na Região Autónoma dos Açores
Greve dos procuradores do Ministério Público imobilizou tribunais durante três dias
Ano Santo Jubilar na Diocese de Angra marcado pelo Ciclo do Órgão
Detectado foco de Loque Americana na ilha das Flores
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores