Edit Template

Dia da Europa assinala hoje os 75 anos da Declaração Schuman com o Governo açoriano a assinalar a data em São Jorge

Neste 9 de Maio, os europeus celebram o Dia da Europa, que este ano ganha um significado especial ao coincidir com os 75 anos da Declaração Schuman. Em Portugal, a data será assinalada com a presença da Comissária Europeia Maria Luís Albuquerque, em Braga, para encontros com jovens, a iluminação de monumentos emblemáticos com as cores da União Europeia e diversas actividades abertas ao público em várias localidades.
Nos Açores, a Vice-Presidência do Governo dos Açores promove na sexta-feira, 9 de maio, as comemorações regionais do Dia da Europa na vila de Velas, ilha de São Jorge, com a realização de diversas iniciativas de cariz educativo, cultural e lúdico dirigidas à comunidade escolar e à sociedade civil.
O programa comemorativo arranca pelas 14h30 na Escola Básica e Secundária de Velas e será marcado pelo hastear de bandeiras e pela execução dos Hinos de Portugal, dos Açores e da União Europeia por alunos das Escolas Básicas e Secundárias de Velas e Calheta.
Já no auditório da Escola decorre uma aula sobre os “75 anos de integração europeia: A Declaração de Schuman hoje e os Açores” dirigida a alunos do ensino secundário da EBS Velas, da EBS Calheta e da Escola Profissional da Ilha de São Jorge.
Segue-se o concurso “Europa Quiz” – um concurso tipo ‘Trivial’ com perguntas de cultura geral sobre os Açores e a União Europeia, História, Geografia & Demografia e Instituições & Pessoas – que será disputado entre equipas das escolas EBS Velas, EBS Calheta e Escola Profissional da Ilha de São Jorge, a realização de oficinas exploratórias sobre as Reservas açorianas da Biosfera e a entrega de prémios aos vencedores do referido concurso pelo Vice-Presidente do Governo.
As cerimónias prosseguem no Auditório Municipal de Velas, onde haverá um momento dirigido à sociedade civil, que terá início às 19h00 com a execução dos Hinos de Portugal, dos Açores e da União Europeia pela Banda Filarmónica Lusitânia Liberdade, que antecederão a conferência “A Europa do Amanhã: o contributo da implementação das Reservas da Biosfera”, por Maria Anunciação Ventura, investigadora da Universidade dos Açores.
Segue-se um painel de debate que terá como participantes o presidente da Câmara Municipal de Velas, Luís Silveira, o presidente da Câmara Municipal da Calheta, Décio Pereira, o Gestor da Reserva da Biosfera das Fajãs de São Jorge, Paulo Jorge Silveira, e também a professora e investigadora da Universidade dos Açores, Maria Anunciação Ventura, ficando a moderação a cargo de Rodrigo Rodrigues Silva.
As comemorações do Dia da Europa promovidas pela Vice-Presidência do Governo, resultam de uma parceira com a Câmara Municipal de Velas, Escola Básica e Secundária de Velas e Escola Básica e Secundária de Calheta.
Com estas comemorações, que este ano são dedicadas às reservas da biosfera da UNESCO, pretende-se dar ênfase ao valor ecológico, cultural, económico e social das quatro Reservas existentes nos Açores (Corvo, Flores, Graciosa e Fajãs de São Jorge) no panorama nacional e europeu, mas também sensibilizar e estimular o interesse e a participação de toda a comunidade em atividades relacionadas com a União Europeia, contribuindo para uma cidadania europeia ativa, através de uma maior e melhor divulgação e conhecimento de temáticas europeias em geral e às Regiões Ultraperiféricas em particular, como é o caso dos Açores.
Em São Miguel, a Escola Básica Integrada de Ponta Garça assinala o Dia da Europa o dia com um programa especial que contará com a presença do eurodeputado Paulo do Nascimento Cabral e de representantes de Clubes Europeus de diversas escolas da ilha de São Miguel.
A sessão, que decorrerá entre as 14h30 e as 16h00, será marcada por um momento central de reflexão e debate, onde o eurodeputado apresentará a comunicação intitulada “Parlamento Europeu e desafios europeus para a geração Alpha”. Esta intervenção visa sensibilizar os jovens para o papel das instituições europeias, sublinhando a importância da participação cívica desde a idade escolar. A designada geração Alpha — composta por crianças e jovens nascidos a partir de 2010 — crescerá num contexto de acelerada transformação digital, desafios ambientais, novas realidades laborais e tensões geopolíticas. Neste cenário, o conhecimento do funcionamento do Parlamento Europeu e a valorização dos princípios democráticos são fundamentais para formar cidadãos europeus conscientes, informados e ativos. A sessão será, assim, uma oportunidade única para os alunos perceberem a importância do seu papel na construção de uma Europa mais justa, solidária e coesa.
Após a intervenção do eurodeputado, terá lugar uma Sessão de Perguntas & Respostas, promovendo um diálogo direto entre os alunos e o representante no Parlamento Europeu. O
Em Ponta Delgada, a Câmara Municipal de Ponta Delgada assinala esta data com a realização das “I Jornadas Insulares sobre a Europa”, a 9 de maio.
As “I Jornadas Insulares sobre a Europa” arrancam, no período da manhã, no Centro Natália Correia, na Fajã de Baixo, e durante a tarde no centro histórico da cidade de Ponta Delgada, contando com a participação de 50 alunos das Escolas Secundárias Domingos Rebelo, Laranjeiras e Antero Quental.
Quanto ao programa desta iniciativa, no decorrer da manhã serão realizadas diversas atividades, que vão desde o “ABC da UE”, com exercícios de perceção da União Europeia e momentos de discussão, a um “Peddy Paper” no centro histórico de Ponta Delgada e ainda um debate com os Eurodeputados André Rodrigues do PS e Paulo do Nascimento Cabral da AD, pelas 12h00, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, intitulado “A minha ilha também é Europa”.
Ainda para assinalar este dia, com o objetivo de mobilizar e envolver as associações juvenis na discussão e compreensão dos assuntos europeus, a partir das 18h00, o Salão Nobre da Câmara Municipal de Ponta Delgada, no âmbito do Conselho Municipal de Juventude, acolhe um “Quiz sobre a União Europeia”, seguindo-se um exercício denominado “Café Europa”, onde serão criados grupos para discutir determinados “problemas”, possíveis abordagens e soluções aplicáveis aos mesmos.

Edit Template
Notícias Recentes
Cristina do Canto Tavares afirma que “Casa Manaias oferece dignidade e combate os estigmas sociais”
Judo açoriano em evidência no Campeonato Nacional de Juvenis
Pedro Nascimento Cabral lança primeira pedra para 12 habitações em São Sebastião
Fim-de-semana com bom tempo, mas atenção às poeiras do Saara
Detido suspeito do crime de posse de arma proibida em Ponta Delgada
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores