O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, defende ser tempo de valorizar os enfermeiros na Região e de reconhecer o papel determinante que a classe ocupa diante dos desafios que a dispersão geográfica e a condição insular dos Açores também impõem no que diz respeito ao acesso, à equidade e à prestação de cuidados de saúde.
“Hoje, mais do que nunca, é tempo de reconhecer e valorizar a coragem, a competência e a humanidade dos enfermeiros que exercem as suas funções na Região Autónoma dos Açores, — muitas vezes, em contextos de isolamento geográfico, com recursos limitados, mas com uma dedicação ilimitada ao bem-estar das populações que servem”, sublinhou.
Pedro Nascimento Cabral falava na sessão de abertura do 2.º Congresso de Enfermagem dos Açores, um evento que decorre até amanhã, no Teatro Micaelense, estando subordinado ao tema “Cuidar em evolução: o futuro é hoje”.
Na sua intervenção, o autarca começou por dar as boas-vindas a todos os intervenientes no congresso, saudando tanto os profissionais de enfermagem e especialistas de saúde que vivem e trabalham no concelho, como todos aqueles que se deslocaram a Ponta Delgada para participar no encontro.
“Os ilustres congressistas, oradores e convidados que estão presentes nesta sala, bem como a atenção dos profissionais que acompanham este congresso via on-line, sublinham bem a relevância desta iniciativa para a área da saúde nos Açores, por ter na sua essência a partilha de conhecimentos e de tendências, impulsionando a promoção de diversas colaborações e uma visão de futuro para este importantíssimo setor, que todos nós temos o dever de enaltecer e preservar de modo permanente e não somente nas horas em que necessitamos dos seus prestimosos conselhos ou cuidados inadiáveis”, realçou.
O Presidente da Câmara Municipal de Ponta partilhou, por isso, a convicção de que o fórum trará novos contributos para a melhoria do setor da saúde no arquipélago.
“Reconhecemos o especial impacto deste congresso para a saúde em Ponta Delgada e, naturalmente, nos Açores, mas, também, para a valorização dos profissionais de enfermagem da nossa Região, discutindo temas que vão desde a matriz do ensino, passando pela reflexão do atual estado do setor, até à evolução da profissão face, por exemplo, aos novos desafios da Inteligência Artificial. A nosso ver, este congresso reflete o verdadeiro compromisso dos nossos enfermeiros de elevar a excelência da prestação de cuidados de saúde nos Açores”, relevou, citado em nota enviada às redacções.