Edit Template

Exposição “FésTividades 24” patente na Praça Gonçalo Velho Cabral

De 22 de Maio a 5 de Junho, a Praça Gonçalo Velho Cabral vai ter patente a exposição “FésTividades 24”, elaborada pela Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores (AFAA).
A mostra dá a conhecer uma selecção de 20 fotografias captadas durante as Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres de 2024, com o objectivo de “documentar, ano após ano, as dimensões religiosas e profanas desta grande celebração, cujo impacto transcende a cidade, a ilha e até o arquipélago”.
Entre os artistas representados, encontram-se Ana Bela Correia, Carlos Carvalho, Gabi Pontes, José Maria Sousa, Nelson Raposo e Paulo Medeiros.
Para o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, esta exposição tem a “extraordinária capacidade” de “perpetuar a fé pela fotografia”, uma vez que “cada registo é uma memória de entrega” de uma “devoção inabalável, que o tempo perpetua e recupera, ano após ano”.
“Em cada uma das suas fotografias, ‘FésTividades 24’ faz o convite à partilha de sentimentos e emoções que só a imagem do Ecce Homo desperta, nas promessas e pedidos de bênçãos, nos olhos plenos das lágrimas de uma prece, mas, também, na alegria do reencontro com os que regressam à terra, na luz que irradia do convento da Esperança”, salientou.
O autarca afirmou ainda que a exposição “tem vindo a consolidar-se como um momento cultural indissociável das maiores festas religiosas dos Açores, ao registar a dualidade entre o sagrado e o profano, oferecendo-nos olhares únicos que merecem o nosso agradecimento”. Recorde-se que os trabalhos apresentados resultam de um concurso fotográfico, promovido pela AFAA com o apoio da Câmara Municipal de Ponta Delgada.
A exposição “FésTividades 24” está ao ar livre e é de acesso livre.

Edit Template
Notícias Recentes
Terra Nostra lança colecção de roupa Happy Cowllection
Arquinteto em concerto na Ermida de São Pedro nos Fenais da Luz
Chega exige transparência sobre dados do goraz nos Açores
Presidente da Assembleia Legislativa manifesta profundo pesar pelo trágico acidente ocorrido no Elevador da Glória em Lisboa
André Franqueira Rodrigues salienta “reforço do compromisso da Comissão das Pescas com as Regiões Ultraperiféricas no Orçamento para 2026”
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores