O Hospital CUF Açores promove, a 21 de Junho, o evento “Um dia com o Pé”, dedicado à partilha de conhecimento sobre cirurgia minimamente invasiva do pé, reunindo especialistas nacionais para formação dirigida a ortopedistas e internos.
O encontro tem como objectivo central a formação e actualização de profissionais de saúde da
Região na área da cirurgia percutânea do pé, uma técnica minimamente invasiva que permite corrigir deformidades como joanetes e exostoses, através de incisões milimétricas e sem exposição óssea ou articular.
A cirurgia percutânea do pé, cada vez mais procurada pelos doentes, distingue-se por proporcionar menor trauma dos tecidos, menos dor pós-operatória, recuperação mais rápida, menor risco de infecção e cicatrizes reduzidas. Em Portugal, as deformidades ósseas do pé, como os joanetes, afectam cerca de 23% dos adultos, com maior prevalência no sexo feminino, impactando significativamente a qualidade de vida devido à dor e inflamação associadas.
O curso, de natureza teórica, destina-se sobretudo a ortopedistas e internos de especialidade interessados em aprofundar conhecimentos sobre o tratamento de patologias do pé e tornozelo através de técnicas inovadoras.
A decorrer no auditório Professor Craig de Mello, no Hospital CUF Açores, é uma iniciativa promovida em parceria com a CUF Academic Center.