Edit Template

“Encontros de Participação do Orçamento Participativo permitem os cidadãos contribuírem para as suas freguesias”, afirma Cristina do Canto Tavares

A vereadora da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Cristina do Canto Tavares, esteve presente no segundo encontro da 9.ª edição do Orçamento Participativo de Ponta Delgada, lembrando que “este é um momento de promoção da democracia participativa e da verdadeira cidadania, que dá a oportunidade aos cidadãos de contribuírem para as suas freguesias”.
Neste encontro destinado a São Pedro, Fajã de Baixo, Fajã de Cima, Livramento e São Roque, a responsável autárquica aproveitou para “apelar a todos os presentes, presidentes de Juntas e forças vivas das freguesias, para continuarem a mobilizar a população com idade igual ou superior a 16 anos a participarem nestes encontros em prol do desenvolvimento harmonioso de todo concelho”.
Respondendo de imediato a este desafio, Beatriz Santos, uma jovem de 17 anos, residente na freguesia de São Roque e que marcou presença nesta iniciativa, partilhou a sua motivação em participar neste projecto da autarquia de Ponta Delgada: “É importante para mim saber que posso contribuir de alguma forma para melhorar a minha freguesia”.
“Temos de divulgar mais estes encontros de participação pública. Eles são importantes e atractivos para jovens que ainda não têm idade para votar, mas, como eu, têm ideias, que gostavam de partilhar e, quem sabe, vê-las concretizadas”, destacou.
Beatriz Santos, enquanto membro do Grupo 80 da Associação dos Escoteiros de Portugal, ainda partilhou com a vereadora que tutela a área social que pretende “continuar a tentar convencer os meus colegas, amigos, familiares e conhecidos a participarem neste projecto. Acredito que estes encontros vão dar frutos. Todos, sem excepção, desde os mais novos aos mais velhos, podem contribuir para termos um concelho mais sustentável e com freguesias cheias de vida”.
Deste segundo encontro de participação saíram cinco propostas, que agora serão sujeitas a análise técnica: Requalificação do Polidesportivo das Laranjeiras (São Pedro); Reparação da Ermida de Santa Rita de Cássia (Fajã de Baixo); Alargamento parcial do cemitério da Fajã de Cima; Requalificação do Mirante da Calheta Pêro de Teive vulgo Jardim da Celeste (São Pedro) e Baloiço adaptado e cadeira de rodas no Parque Urbano.
Quanto ao terceiro encontro, este realiza-se a 28 de Maio, às 19h30, no Salão Liga de Amigos da freguesia da Covoada e irá abranger tanto a freguesia que irá acolher esta iniciativa, como as freguesias de Candelária, Covoada, Feteiras, Ginetes, Mosteiros e Sete Cidades.
No dia 2 de Junho, os cidadãos das Capelas, Santo António, São Vicente Ferreira e Fenais da Luz reúnem-se para apresentar as ideias que têm para melhorar o nosso Concelho, pelas 19h30, no Salão Multiusos de São Vicente Ferreira.
A encerrar esta fase do OP de Ponta Delgada estará o encontro de participação pública na sede dos Escuteiros 433 Arrifes CNE, destinado às freguesias de Arrifes, Santa Clara, São José, São Sebastião e Relva.
Recorde-se que o Orçamento Participativo de Ponta Delgada é uma iniciativa com cariz deliberativo, que se desenvolve através de um processo democrático que permite a qualquer pessoa, com idade igual ou superior a 16 anos, apresentar propostas, debater, priorizar e votar nos projectos que pretenda ver concretizados no concelho, pelo Município.
As propostas mais votadas nos encontros de participação pública são depois sujeitas a uma validação técnica para serem divulgadas, submetidas à votação final dos cidadãos e executadas pela autarquia.

Edit Template
Notícias Recentes
Terra Nostra lança colecção de roupa Happy Cowllection
Arquinteto em concerto na Ermida de São Pedro nos Fenais da Luz
Chega exige transparência sobre dados do goraz nos Açores
Presidente da Assembleia Legislativa manifesta profundo pesar pelo trágico acidente ocorrido no Elevador da Glória em Lisboa
André Franqueira Rodrigues salienta “reforço do compromisso da Comissão das Pescas com as Regiões Ultraperiféricas no Orçamento para 2026”
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores