Edit Template

Documentário sobre a Viola da Terra em estreia no Museu Carlos Machado

O Museu Carlos Machado recebe a estreia em São Miguel do documentário “Harmonia dos Açores”, um documentário sobre a Viola da Terra que é uma produção da Pace University (Nova Iorque), no âmbito do projecto Pace Docs, que celebra a Viola da Terra como símbolo vivo da identidade açoriana.
A sessão decorre no próximo Domingo, dia 22 de Junho, pelas 15:00, na Igreja do Colégio dos Jesuítas, e conta com uma participação musical pela Escola de Violas da Fajã de Baixo, sendo de entrada livre.
Em Março, cerca de duas dezenas de alunos e dois professores da Pace University, de Nova Iorque, estiveram nos Açores, nas Ilhas de São Miguel e Terceira, para a realização de um documentário sobre a Viola da Terra. Sob a orientação dos professores, foram os alunos que tiveram a tarefa de montar o material técnico, recolher as imagens, o áudio, preparar os conteúdos das entrevistas e, no regresso a casa, proceder à pós-produção e finalização do documentário.
Este projecto, inserido no “Pace Docs”, desloca-se a um País, anualmente, numa visita de estudo prática para desenvolvimento de um documentário acerca de determinado local, produto ou herança cultural. Em 2025 a escolha para o “Pace Docs”, intitulado “Harmony of the Azores” (Harmonia dos Açores), foi a Viola da Terra, com um trabalho de campo que decorreu de 16 a 20 de Março.
O documentário teve a sua estreia a 5 de Maio, em Nova Iorque, no Jacob Burns Film Center e a 19 de Maio na Terceira, em Angra do Heroísmo.
Houve ainda uma estreia no canal de Youtube da Pace Docs, da versão em Inglês do documentário, a 1 de Junho.
O documentário tem cerca de 30 minutos de duração. Durante a produção, foram recolhidos testemunhos de tocadores, construtores, entusiastas do instrumento e recolhas em escolas de Violas das duas Ilhas.
A estreia em São Miguel é uma co-produção da Associação de Juventude Viola da Terra, Palco de Ilusões Produções Audiovisuais e Multimédia e do Museu Carlos Machado. A Associação acha de enorme importância que o documentário seja exibido em Escolas da região, a começar pelas Escolas de Ensino Artístico, podendo passar pelas 9 Ilhas dos Açores e ainda pelo canal regional de Televisão, a RTP Açores.

Edit Template
Notícias Recentes
Município de Vila do Porto recebe imóvel da paróquia de Santo Espírito para criar espaço de homenagema D. António de Sousa Braga
PSD acusa Iniciativa Liberal de mentir sobre cultura em Ponta Delgada
Alexandra Cunha pretende melhorar recolha de resíduos, rever regulamento de ocupação do espaço público e desburocratizar
Homenagem à UAc celebra laços académicos entre Portugal e Brasil
Federação Agrícola dos Açores lamenta a fraca adesão aos cursos de Ciências Agrárias da UAc
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores