Edit Template

“Presença dos Açores em Osaka 2025é patamar onde queremos e deveremos estar sempre”, sublinha Artur Lima

O Vice-Presidente do Governo Regional presidiu, no dia 13 de Junho, em Angra do Heroísmo, à cerimónia de inauguração da exposição “Do Namban ao Japonismo: As artes do Japão nas Coleções Açorianas”, que decorre no âmbito da participação dos Açores na Exposição Universal de Osaka 2025.
A mostra propõe uma leitura histórica desde os primeiros contactos luso-japoneses no século XVI até à influência do japonismo no século XIX, através de um conjunto de peças de colecções públicas e privadas da Região.
“Os Açores e o Japão encontram-se a partir de hoje, aqui, tal como se encontraram ao longo dos últimos séculos”, destacou o Vice-Presidente do Governo. “Partindo das peças aqui exibidas, é possível contar essa história”, afirmou.
Para o Vice-Presidente do executivo, a participação dos Açores na Expo Osaka 2025 “releva o rumo de desenvolvimento” que a Região está a seguir.
Esta presença insere-se na estratégia em curso de “captação de investimento externo, promoção internacional dos Açores, e de tudo aquilo que distingue verdadeiramente” os Açores, sublinhou.
“A Região partilhará produtos regionais únicos, o nosso património natural inestimável, a ciência de futuro e projecção do nosso potencial endógeno, e a cultura singular dos Açores”, salientou Artur Lima.
“Levaremos assim a identidade açoriana a Osaka”, prosseguiu.
A participação na Exposição Universal “insere-se num novo capítulo de posicionamento internacional dos Açores, precisamente no centro do debate e desenvolvimento de soluções para os principais desafios contemporâneos”, vincou o Vice-Presidente.
Os Açores estarão no “maior palco mundial, onde mais de 150 países expõem as suas culturas, e por onde já passaram mais de cinco milhões de pessoas”, sendo esta “a primeira vez que a Região Autónoma dos Açores tem um espaço próprio, durante quatro dias, numa exposição mundial, no pavilhão de Portugal”, lembrou Artur Lima.
“Este é o patamar onde queremos e deveremos estar sempre”, concluiu.
A Região Autónoma dos Açores participa na Exposição Mundial Osaka 2025, entre os dias 14 e 17 de Agosto, sob o tema “Entre Corações”.
A exposição “Do Namban ao Japonismo: As artes do Japão nas Coleções Açorianas” é promovida pela Vice-Presidência do Governo Regional dos Açores, em parceria com a Direcção Regional da Cultura. Está patente ao público no Palácio dos Capitães-Generais, até ao dia 15 de Agosto.

Edit Template
Notícias Recentes
Município de Vila do Porto recebe imóvel da paróquia de Santo Espírito para criar espaço de homenagema D. António de Sousa Braga
PSD acusa Iniciativa Liberal de mentir sobre cultura em Ponta Delgada
Alexandra Cunha pretende melhorar recolha de resíduos, rever regulamento de ocupação do espaço público e desburocratizar
Homenagem à UAc celebra laços académicos entre Portugal e Brasil
Federação Agrícola dos Açores lamenta a fraca adesão aos cursos de Ciências Agrárias da UAc
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores