Edit Template

Uma Fábrica de Tabaco com História em exposição na Maia

A Fábrica de Tabaco Micaelense e o Museu do Tabaco da Maia da Santa Casa da Misericórdia do Divino Espírito Santo da Maia vão inaugurar, nas instalações deste museu amanhã, 20 de Junho, às 15h30, a exposição temporária intitulada “Uma Fábrica com História | Fábrica de Tabaco Micaelense”.
Esta exposição resulta de uma colaboração estreita e duradoura entre a Fábrica de Tabaco Micaelense e o Museu do Tabaco da Maia.
A exposição releva os quase 160 anos de história da Fábrica de Tabaco Micaelense, a mais antiga fábrica de tabaco em Portugal, fundada em 1866, e beneficia do espaço envolvente do Museu do Tabaco da Maia, resultante da recuperação e reconversão das antigas instalações da Fábrica de Tabacos da Maia.
Em 1987, a Fábrica de Tabaco Micaelense adquiriu 50% das quotas da Fábrica de Tabacos da Maia. Os novos sócios da empresa acabaram por vender o espaço à Santa Casa da Misericórdia do Divino Espírito Santo da Maia, em 2004,que o reconverteu em espaço museológico, permitindo conhecer e valorizar o património agro-industrial do tabaco. Em 2012, a Fábrica de Tabaco Micaelense doou ao museu materiais de laboratório com elevado valor museológico, e, em 2023, depositou cópias dos seus arquivos fotográficos mais antigos, assim como maquinaria e equipamento tipográfico.
Na sua essência, a história da Fábrica de Tabaco Micaelense é uma história de pessoas, espaços e tempos que naturalmente se reflectem na exposição concebida.
Desde a sua fundação, a Fábrica de Tabaco Micaelense criou emprego para milhares de pessoas, contribuindo para a autonomia e estabilidade de muitas famílias e estimulando a economia local.
Segundo um estudo do ISCTE reportado a 2023, a actividade da Fábrica de Tabaco Micaelense impacta a vida de mais de duas mil pessoas, directa ou indirectamente, e desempenha um papel importante na receita de impostos que financiam os serviços públicos.
A exposição tem a curadoria de Susana Tiago, a coordenação de Nuno Moniz, o design gráfico e expositivo de Paulo Bettencourt, e fotografias de José Maria Sousa, Jorge Kol de Carvalho, Inés Cornejo, Gonçalo Mota, Carlos Costa e outras do espólio da Fábrica de Tabaco Micaelense.
“Uma Fábrica com História | Fábrica de Tabaco Micaelense” estará patente ao público no Museu do Tabaco da Maia, de Segunda a Sexta-feira, das 09h00 às 17h00, até 31 de Outubro de 2025.

Edit Template
Notícias Recentes
Município de Vila do Porto recebe imóvel da paróquia de Santo Espírito para criar espaço de homenagema D. António de Sousa Braga
PSD acusa Iniciativa Liberal de mentir sobre cultura em Ponta Delgada
Alexandra Cunha pretende melhorar recolha de resíduos, rever regulamento de ocupação do espaço público e desburocratizar
Homenagem à UAc celebra laços académicos entre Portugal e Brasil
Federação Agrícola dos Açores lamenta a fraca adesão aos cursos de Ciências Agrárias da UAc
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores