Edit Template

Coral de São José promove a XIII edição do Festival Música no Colégio

A cidade de Ponta Delgada recebe, de 3 a 6 de Julho, a XIII edição do Festival Música no Colégio, um projecto artístico, cultural e turístico promovido pelo Coral de São José, que se inspira nas grandes produções internacionais e visa afirmar os Açores como destino de referência no turismo cultural.
Assente na promoção da música como linguagem universal, o Festival apresenta uma programação eclética que percorre diversos estilos musicais — do clássico ao tradicional, do erudito ao ligeiro —, envolvendo artistas e entidades culturais regionais e nacionais.
Este é um projecto que aposta numa programação artística de elevada qualidade, com eventos gratuitos e abertos a toda a comunidade, promovendo a inclusão, a proximidade ao público e o acesso democrático à cultura.
O programa da XIII edição do Festival Música no Colégio arranca a 3 de Julho, com a Noite Filarmonia, onde será apresentado o espectáculo Comfortably Simphonic – Pink Floyd.
A Filarmónica Lira Nossa Senhora da Estrela, sob direcção do maestro Roberto Martins, junta-se ao Coro de Câmara do Conservatório Regional de Ponta Delgada e a vários músicos convidados para celebrar a mítica banda britânica Pink Floyd.
No dia 4 de Julho, decorre a Noite de Ópera, com o projecto nacional Os Três Barítonos: Diogo Pavarotti, Plácido Merino e André Carreras, criado pela Associação Setúbal Voz. Os solistas Diogo Oliveira, João Merino e André Henriques, três barítonos portugueses de referência da nova geração, interpretam algumas das mais conhecidas árias de ópera, numa abordagem divertida e descontraída. A acompanhá-los estará a Banda Fundação Brasileira, dirigida pelo maestro Hélio Soares, numa gala operática marcada pela irreverência e pela qualidade musical.
A Noite Açoriana, a 5 de Julho, é dedicada ao espectáculo Cantar Açores: do Terreiro ao Palco, protagonizado por Raquel Dutra, que, com o seu quarteto presta homenagem à música tradicional açoriana. Esta noite conta também com a direcção musical de Marco Torre, a participação de diversos músicos convidados e a colaboração do Estúdio 13, com a criação artística de coreografias para alguns dos temas apresentados em palco.
A encerrar o Festival, no dia 6 de Julho, terá lugar a Noite de Zarzuela, dedicada ao género lírico espanhol que combina elementos da ópera com o quotidiano popular. O concerto contará com o Coro Sinfónico do Coral de São José, os solistas Maria Luísa de Freitas e Pedro Rodrigues, acompanhados pela orquestra de formação clássica Arquipélago Cromático, sob a direcção do maestro titular Luís Filipe Carreiro. Esta proposta artística valoriza a prática coral e aproxima-se das grandes produções das principais instituições culturais internacionais.
Mais do que uma sucessão de concertos, “o Festival Música no Colégio é uma afirmação do valor cultural dos Açores no panorama artístico nacional e internacional. Ao levar música de excelência para o espaço público, acessível a todos e de forma gratuita, o Festival promove a democratização da cultura, o encontro entre públicos diversos e o orgulho nas tradições locais. Com uma identidade própria e uma visão artística ambiciosa, esta iniciativa do Coral de São José reforça o papel dos Açores como palco privilegiado para a criação, a fruição e a partilha cultural de qualidade”, lê-se em comunicado.

Edit Template
Notícias Recentes
Coral de São José promove a XIII edição do Festival Música no Colégio
Olimpíadas Seniores reuniram 250 idosos no Parque Urbano
Governo disponível para apoiar cooperativas de habitação no reforço da oferta de imóveis e a preços acessíveis
Filme “A Ilha” da Bensaude Hotels conquista cinco ouros nos Prémios Lusófonos da Criatividade
Regiões da Macaronésia firmam protocolo de cooperação nas áreas da saúde mental e comportamentos aditivos
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores