Edit Template

Município da Lagoa distinguido com prémio de boas práticas

O município da Lagoa foi reconhecido a nível nacional com um prémio de boas práticas, atribuído pela Federação Nacional de Associações Juvenis, pelo processo de elaboração do Plano Municipal de Juventude, no âmbito da rede Municípios Amigos da Juventude.
Ao longo dos últimos meses, a Câmara Municipal da Lagoa tem vindo a desenvolver um trabalho articulado em parceria com a DYPALL – Developing Youth Participation at Local Level – no sentido de auscultar as opiniões e necessidades dos jovens lagoenses sobre o município, tendo em vista a elaboração de um plano de acção para a sua melhoria e desenvolvimento. Nesse sentido, a mais recente reunião decorreu no dia 17 de Junho, com a reflexão sobre os dados resultantes das sessões presenciais, seguindo-se agora um questionário a aplicar aos jovens.
O processo de elaboração do Plano Municipal de Juventude (PMJ) é composto por diversas fases de auscultação e co-criação do documento, que pretende reflectir os contributos dos vários grupos de trabalho, desde grupos escolares, a associações desportivas e culturais e grupos informais de jovens. Através de uma metodologia participativa, pretende-se a criação de um documento estratégico e de acção para o trabalho em rede na área da juventude entre entidades públicas e privadas.
Outro dos objectivos do PMJ é dotar o Conselho Municipal da Juventude com ferramentas que apoiem o desenvolvimento e monitorização da implementação deste plano de acção. O projecto encontra-se de momento na sua fase de implementação, estando prevista para meados do próximo mês uma reunião com o executivo para a concertação de prioridades e posterior entrega do documento final. Após uma fase de consulta pública do plano e nova reunião com o grupo de desenvolvimento do PMJ, este deverá ser lançado no final de Agosto.

Câmara Municipal da Lagoa
pretende alargar o projecto
“A Avó Veio Trabalhar”

“A Avó Veio Trabalhar”, tem sido um projecto desenvolvido pela Câmara Municipal da Lagoa e, actualmente conta com cerca de 25 avós lagoenses, num espaço criativo de co-criação artesanal com pessoas de mais de 50 anos.
Fruto do seu sucesso e larga procura, o Presidente da Câmara Municipal da Lagoa, Frederico Sousa, anunciou, numa visita ao grupo das avós lagoenses, que a autarquia pretende alargar o projecto a um maior número de pessoas interessadas.
“Com este projecto social e criativo, estamos a promover um envelhecimento activo da população sénior do concelho, mas também, a inclusão intergeracional e o combate à solidão, com momentos de aprendizagem e de convívio, em prol do bem-estar físico e mental das avós”, referiu Frederico Sousa.
De relembrar que, o projecto “A Avó Veio Trabalhar” convida avós a integrarem um grupo onde aprendem e desenvolvem competências que aliam os lavores tradicionais às novas tendências, sendo muito mais do que uma oficina criativa, na realidade é um espaço de encontro, partilha de saberes e valorização da experiência sénior, demonstrando novas formas de olhar para o envelhecimento com dignidade, alegria e propósito.
Nesse sentido, o projecto tem desenvolvido diversas parcerias, tanto nacionais como internacionais, nomeadamente com o Centro de Apoio e Design dos Açores (CADA), no que diz respeito à comunicação e comercialização das peças do projecto; Wolf & Rita, marca de roupa infantil que desenhou uma colecção inspirada nos bordados (arte bonecreira) das Avós; Depozito, na comunicação e comercialização das peças do projecto; SPIRA, na programação Cultural – Bienal Artes & Ofícios; TAP, na cedência de milhas; CAS TRIPS, na Programação de workshops de bordado sobre fotografia, para grupos de jovens internacionais; Parque Atlântico, na celebração do Dia Internacional dos Avós; SIC e Time Out, na divulgação do projecto. Existem, igualmente, 7 pontos de venda a nível nacional e 2 internacionais, mais precisamente no Japão e na Suíça.

Edit Template
Notícias Recentes
Coral de São José promove a XIII edição do Festival Música no Colégio
Olimpíadas Seniores reuniram 250 idosos no Parque Urbano
Governo disponível para apoiar cooperativas de habitação no reforço da oferta de imóveis e a preços acessíveis
Filme “A Ilha” da Bensaude Hotels conquista cinco ouros nos Prémios Lusófonos da Criatividade
Regiões da Macaronésia firmam protocolo de cooperação nas áreas da saúde mental e comportamentos aditivos
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores