Edit Template

Açores assumem a Vice-Presidência da Energia da Comissão das Regiões Periféricas Marítimas

A Região Autónoma dos Açores assumiu ontem, dia 4 de Julho, a Vice-Presidência da Energia da Comissão das Regiões Periféricas Marítimas (CRPM).
Durante a reunião do Bureau Político da CRPM que decorre em Haia, nos Países Baixos, o Vice-Presidente do Governo Regional, Artur Lima, foi eleito por unanimidade Vice-Presidente para a área da Energia.
Ao assumir esta pasta, o Vice-Presidente do executivo irá desempenhar um papel estruturante na CRPM, ao dirigir os debates do Bureau Político sobre o sector energético, fornecendo orientações políticas e uma visão alargada para inspirar a definição da agenda da organização. Também informará o Bureau Político sobre as actividades e os objectivos alcançados neste domínio, promoverá o intercâmbio de boas práticas e experiências entre os seus membros, assim como assegurará a representação da CRPM junto de outras instituições e em eventos de alto nível sobre questões energéticas.
“É com muita honra e sentido de responsabilidade que assumo este papel na CRPM, num momento em que as questões energéticas estão cada vez mais presentes nas discussões políticas, e no que se pretende para o futuro da Europa”, salientou Artur Lima, por ocasião da sua eleição.
Ao abordar temas centrais para a CRPM como o hidrogénio, energias renováveis ou a integração de sistemas e a transformação industrial, “os Açores posicionam-se num fórum decisivo para a construção de políticas a nível da União Europeia”.
“Esta é mais uma oportunidade para, nos meios próprios, transmiti, quer o conhecimento existente e as prioridades da Região, quer as expectativas e especificidades da ultraperiferia”, realçou o Vice-Presidente.
A CRPM reúne mais de 150 regiões de 24 países, representado mais de 200 milhões de pessoas. Actua como um grupo de discussão, promoção e defesa de desenvolvimento territorial mais coeso e equilibrado, não só em toda a Europa, mas também em regiões vizinhas e parceiras.
Esta organização desenvolve a sua iniciativa em áreas-chave como a política de coesão, assuntos marítimos e crescimento azul, transportes e acessibilidade, energia, alterações climáticas, migração, vizinhança ou desenvolvimento e governação europeia.

Edit Template
Notícias Recentes
Cristina do Canto Tavares afirma que “Casa Manaias oferece dignidade e combate os estigmas sociais”
Judo açoriano em evidência no Campeonato Nacional de Juvenis
Pedro Nascimento Cabral lança primeira pedra para 12 habitações em São Sebastião
Fim-de-semana com bom tempo, mas atenção às poeiras do Saara
Detido suspeito do crime de posse de arma proibida em Ponta Delgada
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores