Edit Template

Casa dos Açores em Lisboa homenageia Artur Teodoro de Matos

No âmbito das comemorações do 50.º aniversário da Universidade dos Açores (UAc), a Casa dos Açores em Lisboa homenageia o professor catedrático jubilado Artur Teodoro de Matos, figura incontornável da historiografia açoriana e da construção académica da Região, associado e membro da Assembleia Geral da Casa dos Açores.
A homenagem ocorre em dois momentos distintos. Ontem, dia 4 de Julho, decorreu, na Sala do Cabido da Santa Casa da Misericórdia de Velas, a apresentação do livro “O Atlântico Ibero-Americano (séculos XV a XX): História, Memória e Cultura Visual”, coordenado por Duarte Nuno Chaves, investigador integrado do CHAM (Centro de Humanidades da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa), seguida da conferência “Artur Teodoro de Matos: Traços fundadores do Centro de História de Além-Mar”, por Susana Serpa Silva, Directora do CHAM Açores.
Hoje, 5 de Julho, Auditório do Museu Francisco de Lacerda, vai ter lugar ama conferência por Avelino Freitas de Meneses, antigo reitor da UAc, seguida de mesa-redonda, sobre a importância da obra e legado do historiador jorgense, Artur Teodoro de Matos.
Natural da ilha de São Jorge, Artur Teodoro de Matos foi o primeiro director do Departamento de História, Filosofia e Ciências Sociais da Universidade dos Açores e, mais tarde, em 1992, teve um papel determinante na fundação do CHAM – Centro de História de Além-Mar, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, centro que dirigiu até 2002. Em 2008, o CHAM torna-se um centro inter-universitário com a criação do Núcleo do CHAM na Universidade dos Açores, hoje designado CHAM Açores, actualmente classificado como centro de investigação de excelência, segundo a mais recente avaliação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Associam-se à iniciativa a Santa Casa da Misericórdia de Velas e o Centro de História de Além-Mar, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, em colaboração com o Museu Francisco de Lacerda.

Edit Template
Notícias Recentes
Cristina do Canto Tavares afirma que “Casa Manaias oferece dignidade e combate os estigmas sociais”
Judo açoriano em evidência no Campeonato Nacional de Juvenis
Pedro Nascimento Cabral lança primeira pedra para 12 habitações em São Sebastião
Fim-de-semana com bom tempo, mas atenção às poeiras do Saara
Detido suspeito do crime de posse de arma proibida em Ponta Delgada
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores