No âmbito das comemorações do 50.º aniversário da Universidade dos Açores (UAc), a Casa dos Açores em Lisboa homenageia o professor catedrático jubilado Artur Teodoro de Matos, figura incontornável da historiografia açoriana e da construção académica da Região, associado e membro da Assembleia Geral da Casa dos Açores.
A homenagem ocorre em dois momentos distintos. Ontem, dia 4 de Julho, decorreu, na Sala do Cabido da Santa Casa da Misericórdia de Velas, a apresentação do livro “O Atlântico Ibero-Americano (séculos XV a XX): História, Memória e Cultura Visual”, coordenado por Duarte Nuno Chaves, investigador integrado do CHAM (Centro de Humanidades da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa), seguida da conferência “Artur Teodoro de Matos: Traços fundadores do Centro de História de Além-Mar”, por Susana Serpa Silva, Directora do CHAM Açores.
Hoje, 5 de Julho, Auditório do Museu Francisco de Lacerda, vai ter lugar ama conferência por Avelino Freitas de Meneses, antigo reitor da UAc, seguida de mesa-redonda, sobre a importância da obra e legado do historiador jorgense, Artur Teodoro de Matos.
Natural da ilha de São Jorge, Artur Teodoro de Matos foi o primeiro director do Departamento de História, Filosofia e Ciências Sociais da Universidade dos Açores e, mais tarde, em 1992, teve um papel determinante na fundação do CHAM – Centro de História de Além-Mar, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, centro que dirigiu até 2002. Em 2008, o CHAM torna-se um centro inter-universitário com a criação do Núcleo do CHAM na Universidade dos Açores, hoje designado CHAM Açores, actualmente classificado como centro de investigação de excelência, segundo a mais recente avaliação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Associam-se à iniciativa a Santa Casa da Misericórdia de Velas e o Centro de História de Além-Mar, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa, em colaboração com o Museu Francisco de Lacerda.