O calor e o tempo seco vieram para ficar, pelo menos para já. Neste fim-de-semana poderá contar-se com sol, alguma nebulosidade e dias com temperaturas agradáveis.
Para hoje, Sábado, não está posta de parte a possibilidade de ocorrência de precipitação na ilha de São Miguel ao final da manhã, ainda que, na generalidade, se preveja um dia seco e parcialmente soalheiro, com períodos de céu muito nublado com abertas, aguaceiros fracos e pouco frequentes. Quanto às temperaturas, o Grupo Oriental poderá denotar uma ligeira diminuição das mesmas, devendo variar entre os 17 e os 23ºC (Ponta Delgada).
Nos os restantes grupos as podem registar-se máximas de 24ºC na Horta e Santa Cruz das Flores e mínimas de 17ºC, no Grupo Central, onde não se espera chuva.
Amanhã será um dia mais nublado, podendo contar-se também com alguma chuva fraca nos Grupos Ocidental e Central. No geral, para todas as ilhas prevêem-se Períodos de céu muito nublado com abertas e vento leste bonançoso.
Para além disto, denotar-se-á uma ligeira diminuição das temperaturas, mantendo-se a máxima na casa dos 24ºC.
Na Segunda-feira o bom tempo irá manter-se, prevendo-se períodos de céu muito nublado com abertas e ausência de chuva.
Atente-se que neste Domingo, a partir das primeiras horas da tarde, deverão surgir as poeiras provenientes do Saara, que poderão afectar os Grupos Central e Oriental, devendo, com o passar das horas, concentrarem-se no Grupo Oriental.
Quando assim acontece, é aconselhável ter especial cuidado, devido ao ar conter partículas que podem infiltrar-se nas vias respiratórias, pelo que as pessoas problemas respiratórios, crianças e idosos, devem evitar a exposição ao fenómeno.
O deserto do Saara é a origem das poeiras. As tempestades de vento que ali ocorrem agitam areia, argila e minerais, formando enormes nuvens de poeira, levado pelos ventos alísios através do Atlântico em grandes altitudes que podem atingir os 6.000 metros. Essas massas podem viajar até sete mil quilómetros e atingir a América Central e até mesmo a América do Norte e Europa. O fenómeno ocorre com mais frequência entre os meses de Maio e Agosto.