Edit Template

Navio da Marinha realiza levantamentos hidrográficos nos Açores

O NRP D. Carlos I, navio hidro-oceanográfico da Marinha Portuguesa, encontra-se a realizar levantamentos hidrográficos em apoio à Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental (EMEPC), nos meses de Junho, Julho e Agosto, em diferentes áreas do Atlântico Norte.
A EMEPC tem como parte da sua missão o trabalho de fundamentação e defesa da proposta de extensão da plataforma continental apresentada por Portugal junto das Nações Unidas, proposta que, se aprovada na totalidade, aumentará a área do fundo do mar sob soberania portuguesa para uma extensão de cerca de 40 vezes a área terrestre portuguesa do continente e ilhas.
Os dados recolhidos durante esta campanha, além de serem essenciais para a defesa desta proposta de elevado interesse estratégico nacional, vão servir também para aumentar o conhecimento do mar dos Açores, contribuindo para o desenvolvimento técnico e científico e para o conhecimento e estudo do mar português, missão permanente do Instituto Hidrográfico e da Marinha.
Na primeira fase de levantamentos no “mar dos Açores”, após 19 dias de navegação, o navio navegou 2932 milhas contabilizando um total de 427 horas de navegação e 25 489 km2 de área sondada.
O NRP D. Carlos I, com 36 militares embarcados, irá permanecer atracado em Ponta Delgada, para uma escala logística, entre 8 e 11 de Julho, regressando então ao mar para a etapa seguinte desta missão.

Edit Template
Notícias Recentes
Navio da Marinha realiza levantamentos hidrográficos nos Açores
Turismo nos Açores cresceu 10% em 2024 e reforça peso no panorama nacional
Google escolhe novamente os Açores para proceder à amarração de um novo cabo submarino
Região investe 4,6 milhões de euros em géneros alimentares para os mais carenciados
Tribunal de Contas alerta para descontrolo da dívida da Atlânticoline
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores