Edit Template

Paulo do Nascimento Cabral destaca prioridades da PAC e reforço do POSEI

O eurodeputado do PSD Paulo do Nascimento Cabral destacou a “posição de força adoptada pela Comissão da Agricultura e do Desenvolvimento Rural do Parlamento Europeu (COMAGRI) em defesa de uma Política Agrícola que seja verdadeiramente europeia, financeiramente robusta e assente em dois pilares: um dedicado aos pagamentos directos e outro ao desenvolvimento rural”. Esta posição foi assumida no âmbito da aprovação do Relatório sobre “O futuro da agricultura e a Política Agrícola Comum após 2027”, documento que antecede a publicação da proposta da Comissão Europeia para o novo Quadro Financeiro Plurianual (QFP), prevista para o próximo dia 16 de Julho.
Para o eurodeputado social-democrata, o Parlamento Europeu “transmite à Comissão Europeia, de forma clara e inequívoca, que a Política Agrícola Comum (PAC) deve manter um orçamento próprio, autónomo e fora de qualquer fundo único. A agricultura europeia é muito mais do que produção de alimentos. É coesão territorial, social e económica. É autonomia estratégica. É defesa. E é também energia”.
Segundo o parlamentar europeu também ficou claro que “na nova PAC é preciso romper com a lógica da desconfiança e substituir obrigações por incentivos. A previsibilidade é vital para os agricultores. A renovação geracional é igualmente central: sem jovens agricultores, não há futuro. Temos de criar condições que facilitam o acesso ao crédito, à terra, e promover a digitalização e a inovação, bem como garantir conectividade digital nas áreas rurais. O reconhecimento social da profissão agrícola e o apoio técnico, através da agricultura de precisão e dos serviços de aconselhamento, são também fundamentais”.
Paulo do Nascimento Cabral partilhou ainda a sua satisfação com o “destaque dado à água, recurso vital, que carece de mais investimentos, à valorização da posição do agricultor na cadeia de abastecimento agro-alimentar, à reciprocidade das normas nas trocas comerciais, ao reforço dos seguros agrícolas, com a criação de uma garantia europeia, à saúde animal, através do desenvolvimento de sistemas de detecção precoce e de vacinação, ou a prioridade que deve ser dada à investigação”.
A defesa intransigente do POSEI pela Comissão de Agricultura, foi enaltecida pelo Eurodeputado do PSD. Segundo o texto aprovado, e com a proposta do Eurodeputado, o Parlamento Europeu apela “à Comissão que actualize as dotações financeiras do POSEI de forma a reflectir, no mínimo, a inflação acumulada no próximo Quadro Financeiro Plurianual, com envelopes ajustados anualmente”, considerando, contudo, que a “Comissão Europeia deve ir mais longe e propor um aumento significativo do orçamento do POSEI no próximo QFP, de forma a garantir um apoio complementar à produção agrícola, assegurando assim a auto-suficiência alimentar nas Regiões Ultraperiféricas”.
Por fim, e em total conformidade com o Artigo 349.º do Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia, Paulo do Nascimento Cabral destacou a dificuldade de consenso entre alguns grupos políticos quanto à “importância de se criar um mecanismo específico, nomeadamente um programa POSEI-Transportes, que contribua para mitigar os custos adicionais resultantes do transporte de produtos e pessoas dentro das RUP e entre estas e o continente europeu, cumprindo a sua plena integração no mercado único europeu”.

Edit Template
Notícias Recentes
Município de Vila do Porto recebe imóvel da paróquia de Santo Espírito para criar espaço de homenagema D. António de Sousa Braga
PSD acusa Iniciativa Liberal de mentir sobre cultura em Ponta Delgada
Alexandra Cunha pretende melhorar recolha de resíduos, rever regulamento de ocupação do espaço público e desburocratizar
Homenagem à UAc celebra laços académicos entre Portugal e Brasil
Federação Agrícola dos Açores lamenta a fraca adesão aos cursos de Ciências Agrárias da UAc
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores