Edit Template

Conferência “Aldeia Global” regressa ao formato online pelo sexto ano consecutivo

Pelo sexto ano consecutivo, a Luso-American Education Foundation, em parceria com o Portuguese Beyond Borders Institute (PBBI) da Universidade Estadual da Califórnia, Fresno (Fresno State), reúne estudiosos, artistas, educadores, empreendedores e activistas culturais de todo o mundo para a aguardada conferência internacional online: “Aldeia Global: A Diáspora Portuguesa como Fonte de Cultura, Memória, Conectividade e Inovação.” Co-presidida por Diniz Borges (director do PBBI) e José Luís da Silva (poeta e educador jubilado), a conferência terá lugar virtualmente de 2 a 4 de Outubro de 2025, reafirmando o seu compromisso com a inclusão, acessibilidade e o diálogo transnacional.
Este ano assinala também a 49.ª Conferência Anual da Luso-American Education Foundation (LAEF), uma tradição que teve início na década de 1970 com o objectivo de reunir profissionais do ensino bilíngue empenhados na promoção da língua portuguesa e da cultura luso-americana na Califórnia e além. Ao longo das décadas, a conferência da LAEF transformou-se num espaço de reflexão profunda e de ação concreta sobre a experiência portuguesa nas Américas, no passado, no presente e com um olhar para o futuro.
O programa deste ano inclui mais de vinte painéis e mesas-redondas que exploram temas fundamentais em quatro grandes áreas: Cultura e Memória, Inovação e Interconectividade, Conexão e Colaboração, e Diversidade e Inclusão.
A programação inclui ainda mesas-redondas e conversas comunitárias, com temas como a “Língua, Legado e as Novas Gerações”, sobre a transmissão do português aos mais jovens; “Mulheres da Diáspora Portuguesa: Vozes de Mudança e Continuidade”, que destaca o papel fundamental das mulheres na preservação da cultura e na transformação social e “Futuros da Diáspora: O Que Vem a Seguir?”, uma reflexão sobre as próximas décadas, com foco em inovação, sustentabilidade e políticas culturais.
“Num mundo simultaneamente mais conectado e mais fragmentado, a diáspora portuguesa é um exemplo poderoso de resiliência, adaptabilidade e solidariedade,” afirmou Diniz Borges. “Esta conferência é um espelho e uma ponte que reflecte quem somos e ajuda-nos a imaginar quem ainda podemos ser, juntos.”
Com dezenas de conferencistas e membros de painéis representando vários países, “Aldeia Global” continua a afirmar a LAEF e o Portuguese Beyond Borders Institute como líderes na construção de um futuro mais conectado e culturalmente enriquecido, enraizado na força duradoura das diásporas portuguesa e lusófona.
A participação é gratuita e aberta ao público.

Edit Template
Notícias Recentes
Município de Vila do Porto recebe imóvel da paróquia de Santo Espírito para criar espaço de homenagema D. António de Sousa Braga
PSD acusa Iniciativa Liberal de mentir sobre cultura em Ponta Delgada
Alexandra Cunha pretende melhorar recolha de resíduos, rever regulamento de ocupação do espaço público e desburocratizar
Homenagem à UAc celebra laços académicos entre Portugal e Brasil
Federação Agrícola dos Açores lamenta a fraca adesão aos cursos de Ciências Agrárias da UAc
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores