Edit Template

Açores com a menor taxa de empregos vagos do país

A Região Autónoma dos Açores, a par com a da Madeira, é a zona do país onde se registam as taxas baixas de empregos vagos, apresentando um valor de 1,3 %.
Na região da Grande Lisboa havia mais empregos vagos no primeiro trimestre de 2025 e é no Norte que há um maior número de empregos ocupados, indicam De acordo com dados do Gabinete de Estratégia e Planeamento do Ministério do Trabalho Solidariedade e Segurança Social (GEP), relativos ao primeiro trimestre de 2025, a Grande Lisboa lidera com o maior número de empregos vagos, mas relativamente aos ocupados é o Norte que se destaca.
“A região da Grande Lisboa registou o maior número de empregos vagos, 19.740 (34,7 % do valor total), seguida da região do Norte, com 16.763 empregos vagos (29,4 % do valor total)”, pode ler-se no relatório do GEP.
Por outro lado, “observando o número de empregos ocupados, foi na região Norte que se observou o número mais elevado, 1.104.108 (35,3% do valor total) seguindo-se a região da Grande Lisboa, com 864.541, isto é, 27,6% do total dos empregos ocupados”.
Conforme os dados do GEP, as profissões com maior número de empregos vagos são as de os vendedor, com 10.883 postos vagos, seguindo-se o pessoal de apoio directo a clientes e os especialistas em tecnologias de informação e comunicação (TIC), com 5.617 e 3.847, respectivamente.
A lista salienta ainda a falta de trabalhadores qualificados para o sector da construção, especialistas das ciências físicas, operadores de instalações fixas e máquinas, assistentes na preparação de refeições e trabalhadores de limpeza.
Por dimensão da empresa, o relatório destaca as Pequenas e Médias Empresas (PME) com 30.693 empregos vagos, que representam 54,5% da totalidade.
A taxa de empregos vagos na UE foi de 2,2% (2,4%), registando um decréscimo de 0,4 p.p. face ao período homólogo. Comparativamente aos 25 países da UE analisados, Portugal encontra-se na 18.ª posição, 0,8 p.p. abaixo da taxa da EU.

Edit Template
Notícias Recentes
Município de Vila do Porto recebe imóvel da paróquia de Santo Espírito para criar espaço de homenagema D. António de Sousa Braga
PSD acusa Iniciativa Liberal de mentir sobre cultura em Ponta Delgada
Alexandra Cunha pretende melhorar recolha de resíduos, rever regulamento de ocupação do espaço público e desburocratizar
Homenagem à UAc celebra laços académicos entre Portugal e Brasil
Federação Agrícola dos Açores lamenta a fraca adesão aos cursos de Ciências Agrárias da UAc
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores