Edit Template

Número de alojamentos turísticos licenciados nos Açores ultrapassa os 4.400 estabelecimentos

O arquipélago dos Açores conta, actualmente, com um total de 4.467 alojamentos locais licenciados, de acordo com os dados da Direcção Regional do Turismo.
Esta forma de alojamento turístico, que inclui moradias, apartamentos, quartos e hostels, tem vindo a crescer significativamente em toda a Região, assumindo um papel importante na oferta destinada ao turismo.
A distribuição destes alojamentos revela um forte predomínio da ilha de São Miguel, que regista 2.616 unidades licenciadas, concentrando, assim, cerca de 59% do total regional. Em segundo lugar surge a ilha Terceira, com 609 estabelecimentos, seguida do Pico com 577 e do Faial com 256.
As restantes ilhas do arquipélago apresentam números mais modestos, mas ainda assim reveladores de uma presença significativa de alojamentos locais, tendo em conta as suas dimensões e população. A ilha das Flores contabiliza 191 unidades, São Jorge tem 130, a ilha de Santa Maria conta com 49, e a Graciosa com 35. E o Corvo, a mais pequena das ilha dos Açores, apresenta já 4 alojamentos locais licenciados.
Este crescimento acentuado da oferta de alojamento local nos Açores tem sido acompanhado por um reforço das obrigações legais e do controlo estatístico sobre a atividade.
A legislação em vigor, nomeadamente a Portaria n.º 83/2016, com as alterações introduzidas pela Portaria n.º 23/2018, determina que os titulares de alojamentos locais devem reportar mensalmente informações detalhadas sobre hóspedes, dormidas e proveitos, com vista a garantir um retrato fidedigno da sua contribuição para o setor turístico regional.
A relevância desta tipologia de alojamento é reforçada pela sua adaptabilidade às características das ilhas e pela procura crescente por experiências personalizadas e integradas no território, consolidando os alojamentos locais como uma das vertentes importantes da estratégia turística açoriana.
A fiscalização é uma constante preocupação de modo a contrariar a existência de camas paralelas.
Em 2024, a Inspecção Regional do Turismo realizou 535 acções de inspecção e detenção, tendo abordado 216 estabelecimentos de alojamento turístico. Destes, 84 foram considerados ilegais (sem registo/licença) e outros 64 estavam em situação irregular. O número real é provavelmente muito superior.

Edit Template
Notícias Recentes
Especial Climate Summit COP30: Na trilha oceânica, COP30 deixa legado positivo para os Açores, mas combustíveis fósseis permaneceram intocados
Maioria dos partidos nos Açores aprova parecer a favor de subsídio de doença mais justo no cancro
MOVA considera inaceitável a falta de rumo da tutela da Cultura
Angra do Heroísmo distingue-se com o Selo ODSlocal – Categoria de Dinâmica Municipal
Ponta Delgada para Todos quer revogação de parecer da Câmara Municipal sobre futuro da SINAGA
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores