A Secretária Regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, marcou, ontem, presença no Hospital do Santo Espírito da Ilha Terceira (HSEIT) para assinalar a certificação do Serviço de Farmácia do hospital, felicitando o Conselho de Administração e o respectivo serviço por se ter alcançado esta etapa.
Esta certificação foi atribuída num prazo muito curto, cerca de nove meses, fruto do trabalho rigoroso e todo o empenho dos profissionais de saúde dos Serviços Farmacêuticos, liderado por Margarida Martins, com o apoio do Gabinete de Qualidade do hospital, sendo a mesma atribuída com a ausência de não conformidades.
“Tal como afirmei em Novembro de 2024, aquando da certificação do Serviço de Imunohemoterapia, a Região tem de continuar a percorrer este caminho, assente na qualidade dos serviços prestados e na avaliação de resultados, porque os utentes estão sempre no centro das nossas preocupações”, realçou Mónica Seidi.
A governante considera que este é mais um passo essencial para que a breve prazo o HSEIT dê início ao processo de Acreditação, tal como fora assumido pelo anterior Conselho de Administração e se mantém pelo actual.
“Queremos e devemos continuar a fomentar uma gestão responsável, como nos cabe fazer, reduzir os custos enquanto crescemos em termos de eficiência operacional. Não temos dúvidas que a uniformização de padrões de actuação também neste âmbito são uma mais-valia”, acrescentou a Secretária Regional.
Além do impacto na segurança do paciente, a certificação melhora a capacidade de rastrear todos os processos e componentes de cada procedimento, facilitando auditorias e controle de qualidade.
“A certificação coloca-nos ao mesmo nível de qualquer hospital nacional e mesmo europeu, e é esse o nosso rumo. Os serviços de um hospital são feitos pelas pessoas que neles trabalham, bem como pelos seus líderes”, concluiu a governante.