A Secretária Regional da Educação, Cultura e Desporto, Sofia Ribeiro, congratulou-se pelos resultados dos exames nacionais.
“Em oito disciplinas, a média da Região é superior à média nacional”, valoriza a governante.
As notas dos exames do 11.º e 12.º ano foram conhecidas na Terça-feira, 15 de Julho, por todos os alunos do país.
A Região ficou à frente do todo nacional nas disciplinas de Matemática B, Literatura Portuguesa, Desenho A, História B, História e Cultura das Artes, Espanhol (continuação), Latim A e Português Língua não Materna.
“Mais uma vez se verifica a convergência que a Região Autónoma dos Açores está a fazer com os resultados do resto do país”, verificou Sofia Ribeiro.
Recorde-se que, em 2023, os Açores tinham descolado pela primeira vez da cauda do país nos resultados nos exames nacionais e que em 2025 já tinham alcançado melhores notas a 10 disciplinas.
Os 20 valores foram registados a Matemática A na EBS Tomás de Borba; a Física e Química na EBS da Madalena e na ES da Lagoa; a Matemática B na EBS de São Roque do Pico e na EBS de Velas; a Desenho A na EBS das Lajes do Pico; e a Geometria Descritiva A na ES Manuel de Arriaga.
Em 2024 os alunos do 12.º fizeram exames apenas para acesso ao ensino superior, mas houve alterações para este ano lectivo.
Em 2025 todos os alunos cumpriram o novo modelo obrigatório, realizando três exames para conclusão do ensino secundário, em que o Português era obrigatório podendo escolher os outros dois.