Edit Template

Número de casas à venda em São Miguel cai 18,4% no primeiro trimestre

O número de casas à venda na ilha de São Miguel diminui 18,4% no primeiro trimestre deste ano, por comparação com igual período de 2023.
Segundo os dados analisados pelo portal imobiliário Idealista, contabilizaram-se menos casas para comprar em todos os distritos e ilhas na primavera de 2025 face a um ano antes. A descida do stock foi mais acentuada em Coimbra (-24,7%), Setúbal (-23%) e Lisboa (-22,3%), mostram os dados do idealista. E, na primavera, a tendência de descida do número de habitações disponíveis para comprar no país voltou a confirmar-se, tendo caído 15,7% no segundo trimestre de 2025 face ao que estava disponível no mesmo período de 2024, de acordo com a mesma fonte.
Nas principais cidades do país, a oferta de casas à venda em Portugal caiu no início de 2025, depois de cerca de ano e meio de aumentos. Em Ponta Delgada, a queda foi de 16,4%. A descida registou-se em 18 das 20 capitais de distrito (ou de regiões autónomas). Viseu (-29,4%), Braga (-28,1%), Beja (-27,5%) e Coimbra (-26,9%) foram as cidades onde a quebra foi mais evidente.
Vendas sobem e preços
sobem

Enquanto a oferta residencial diminui, a venda de casas aumentou no primeiro trimestre de 2025 registando-se um aumento de 24,9%. Os dados são do Instituto Nacional de Estatística (INE), que indicam que nos primeiros três meses de 2025 foram transaccionadas mais de 40 mil habitações no país. A descida dos juros no crédito habitação e os novos apoios para os jovens (isenção de IMT e garantia pública), a par do alto custo do arrendamento contribuirão para o dinamismo do sector imobiliário.
Consequência directa da diminuição da oferta e aumento da procura é a subida de preço de imóveis, que subiram 18,7% no último ano, um novo máximo histórico, sendo a “variação mais elevada desde o início da série” que remonta a 2019, como se lê no boletim do INE publicado na passada quarta-feira, dia 16 de Julho.
Também nos primeiros três meses deste ano o de 2025, o preço das casas vendidas aumentou em praticamente todas as sub-regiões do país. Na Região autónoma dos Açores, o aumento foi de 19,2%, face ao período homólogo de 2024.

Edit Template
Notícias Recentes
Terra Nostra lança colecção de roupa Happy Cowllection
Arquinteto em concerto na Ermida de São Pedro nos Fenais da Luz
Chega exige transparência sobre dados do goraz nos Açores
Presidente da Assembleia Legislativa manifesta profundo pesar pelo trágico acidente ocorrido no Elevador da Glória em Lisboa
André Franqueira Rodrigues salienta “reforço do compromisso da Comissão das Pescas com as Regiões Ultraperiféricas no Orçamento para 2026”
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores