Edit Template

Câmara Municipal investe mais de 350 mil euros na requalificação de escolas nos Arrifes, Ginetes e São Roque

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, anunciou que a autarquia está a investir na requalificação de Escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico e Jardins de Infância nas freguesias dos Arrifes, Ginetes e São Roque, tendo já adjudicado as obras por um valor superior a 350 mil euros.
“A educação de qualidade é uma das prioridades estratégicas deste executivo camarário e o investimento de 14 milhões de euros que estamos a fazer em novos e melhores edifícios escolares é disso mesmo revelador. Assegurar o futuro e apostar numa juventude qualificada passa, forçosamente, por dotar as nossas instituições e profissionais de ensino das melhores condições para que possam exercer o seu papel educativo, pedagógico e socialmente transformador”, sublinha o autarca.
Nos Arrifes, a EB1/JI do Outeiro vai receber obras de pintura e retelho, num valor próximo dos 76 mil euros, que inclui o IVA.
Por seu turno, na freguesia dos Ginetes, a empreitada na escola EB1/JI Dr. Carlos Bettencourt Leça envolve a requalificação de espaços exteriores e ronda os 137 mil euros.
Em São Roque, será instalado um parque infantil e haverá, também, lugar a obras de substituição de caixilharias na escola das Maricas, num investimento próximo dos 142 mil euros.
Pedro Nascimento Cabral considera que, apesar de as Câmaras Municipais não terem competências directa ao nível da definição de políticas de Educação, sobre as mesmas recai “a obrigação primeira que alicerça a excelência do ensino” e a “consciência cívica individual e colectiva”.
O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada acrescenta que, tendo em conta esse princípio, a autarquia está a promover intervenções profundas e a construir novas escolas no município, de forma a garantir que as “nossas crianças e jovens possam ter maior conforto e condições de valor para encarem o sistema educativo como um meio imprescindível de realizarem os seus sonhos e de competirem com os melhores em qualquer lugar do Mundo”.
Entre obras contratualizadas ou realizadas directamente pelo Departamento de Obras, Mobilidade e Equipamentos Municipais, a autarquia garantiu obras de conservação e beneficiação em todas as escolas do 1.º Ciclo do concelho, estando presentemente a decorrer a obra de construção da nova escola dos Fenais da Luz, que comporta um investimento superior a dois milhões de euros e vai permitir ao estabelecimento de ensino acolher mais alunos.
Entretanto, a Câmara Municipal de Ponta Delgada procedeu à contratação de projectos na ordem de 180 322,00 euros, visando grandes intervenções em três edifícios escolares, designadamente na EB1/JI Cecília Meireles, na freguesia da Fajã de Cima, na EB1/JI de São Vicente Ferreira, em São Vicente Ferreira, e na EB1/JI do Rossio, na vila das Capelas.
De notar que, entre 2021 e 2024, foram realizados 1062 trabalhos de beneficiação de escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico e Jardins de Infância.

Edit Template
Notícias Recentes
Presidente do Governo recebeu Cônsul dos EUA em audiência de despedida
Bispo das Forças Armadas e de Segurança preside à festa do Bom Jesus do Pico
Parlamento madeirense quer colocar Madeira e Açores a decidir nos órgãos nacionais que regulam a formação profissional
Ordem dos Enfermeiros dos Açores inicia processo de inscrição dos recém-licenciados
Inaugurada zona de lazer da Rua da Soca, na freguesia dos Fenais da Ajuda
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores