Edit Template

Funcionamento de Unidades de Investigação e Desenvolvimento integradas na UAç apoiado em mais de 296 mil euros

A Vice-Presidência do Governo dos Açores, através da Direcção Regional da Ciência, Inovação e Desenvolvimento, aprovou, este ano, apoios de mais de 296 mil euros a 11 Unidades de Investigação e Desenvolvimento integradas na Universidade dos Açores (UAç), no âmbito do PRO-SCIENTIA.
A este concurso, candidataram-se nove unidades acreditadas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), a par de duas unidades, formal e legalmente constituídas na UAc, mas sem acreditação por esta entidade.
Os critérios para o apoio deste ano tiveram por base uma nova metodologia e fórmula de cálculo do financiamento face aos anos anteriores, tendo o lançamento do concurso sido efectuado em fase particularmente oportuna, coincidindo com a divulgação dos resultados da última avaliação da FCT.
Assim, o financiamento de cada Unidade de Investigação foi realizado tendo por base o número de unidades candidatadas, a respectiva avaliação FCT e número de doutorados integrados, através da atribuição de um peso diferenciado e proporcional.
Neste sentido, foram atribuídos apoios que variaram entre os 3.000 e os 67.000 euros. As unidades contempladas são o Centro de História d’Aquém e d´Além MAR, o Grupo de Biodiversidade dos Açores, o Centro Interdisciplinar de Ciências Sociais, o Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos, o Instituto Okeanos, o CIBIO/Açores, o Núcleo de Sistemas Inteligentes, Ciência e Engenharia, o Centro de Estudos e Economia Aplicada do Atlântico, o Centro de Biotecnologia dos Açores, o Núcleo Interdisciplinar da Criança e do Adolescente e o Centro de Estudos Humanísticos.
Com este financiamento a Vice-Presidência do Governo pretende contribuir para a sustentabilidade e valorização da investigação conduzida pela Universidade dos Açores.
Para o Vice-Presidente do Governo Regional, Artur Lima, “a investigação feita por estas unidades prestigia a Região”.
“Continuamos a apostar na inovação desenvolvida nos Açores. A nossa trajectória de sucesso também depende da capacidade científica regional”, afirma o governante.
“É por isso que apoiamos a melhoria de recursos, infra-estruturas científicas, condições de trabalho dos investigadores e a integração e formação de bolseiros”, sublinha também Artur Lima.

Edit Template
Notícias Recentes
Município de Vila do Porto recebe imóvel da paróquia de Santo Espírito para criar espaço de homenagema D. António de Sousa Braga
PSD acusa Iniciativa Liberal de mentir sobre cultura em Ponta Delgada
Alexandra Cunha pretende melhorar recolha de resíduos, rever regulamento de ocupação do espaço público e desburocratizar
Homenagem à UAc celebra laços académicos entre Portugal e Brasil
Federação Agrícola dos Açores lamenta a fraca adesão aos cursos de Ciências Agrárias da UAc
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores