Edit Template

Google vai instalar-se no Tecnoparque na Lagoa

A empresa multinacional Google responsável pelo projecto transatlântico de cabos submarinos “Nuvem” e “Sol”, vai instalar-se no Tecnoparque, na cidade de Lagoa. O gigante tecnológico irá instalar-se no Lote 32 B do Tecnoparque, numa área de cerca de 15 mil metros quadrados, por forma a nele construir um edifício de telecomunicações, que incluirá uma estação de recepção de cabos (CLS).
Segundo o Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Frederico Sousa, “é com orgulho e sentido de responsabilidade que vemos confirmado que uma empresa como a Google, decidiu escolher instalar-se na Lagoa. Este é um sinal claro de que o nosso potencial e qualidade está a ser reconhecido, mas também, a nossa estabilidade institucional e o trabalho que temos desenvolvido em favor da sustentabilidade, da inovação e da captação de investimento, também reforçado pela presença do Nonagon e de outros investimentos de grande prestígio no Tecnoparque. Este marco histórico posiciona assim a Lagoa e os Açores como um polo estratégico no panorama tecnológico nacional e internacional”.
Em Setembro de 2023, a Google anunciou o seu projecto “Nuvem”, um novo sistema de cabos submarinos transatlânticos que irá ligar Estados Unidos, Bermudas, Açores e Portugal. Com este projecto, a resiliência da rede em todo o Atlântico será melhorada, ajudando a satisfazer a crescente procura por serviços digitais, sendo que o novo trajecto do cabo irá aumentar a diversidade das rotas internacionais e apoiar o desenvolvimento de infra-estruturas de tecnologias da informação e comunicação para os continentes e países envolvidos, nomeadamente o universo Google Cloud. Um projecto entretanto reconhecido como relevante e de interesse público pelo Governo Regional.
De referir que foi ainda anunciado no início deste mês o investimento da Google em mais um sistema de cabos denominado de “Sol”, que irá reforçar a ligação entre o continente americano e o continente europeu, através dos Açores e com ligação a Espanha.
Diversos estudos demonstram os ganhos positivos que um cabo submarino pode trazer para um país, nomeadamente no que diz respeito ao comércio, investimento e produtividade. Nesse contexto, com maior acessibilidade e disponibilidade da Internet, as cidades continuam a modernizar-se, a população local adquire competências e conhecimentos que abrem portas para novas oportunidades de emprego, enquanto as empresas e os governos locais aumentam a produtividade como resultado da transformação digital.
Nesse contexto, a instalação do complexo de telecomunicações que irá receber os cabos submarinos “Nuvem” e “Sol”, na Lagoa, irá reforçar a capacidade de atractividade de novas empresas e oportunidade de novos negócios para a Lagoa e para os Açores, oferecendo uma rota alternativa para os sistemas submarinos transatlânticos, com menor latência e maior resiliência.

Edit Template
Notícias Recentes
Governo apoia aquisição de equipamento científico e tecnológico
Nova missão científica nos mares dos Açores prevista para inícios de 2026
Secretaria Regional do Ambiente e Acção Climática promove ‘workshop’ de Primeiros Socorros direccionado a pessoal não docente nas escolas
Governo promove acréscimo de um milhão de euros em fundos comunitários para a agricultura, destaca o PSD/A
PS/Açores promove Jornadas Parlamentares na Graciosa com foco nos sectores produtivos e no desenvolvimento sustentável da ilha
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores