Nos jornais, redes sociais, nomeadamente o Facebook, começam surgindo os mais diversos comentários, maioritariamente críticos e de insatisfação apesar da concretização do objetivo!
Tantos meses que levaram para a pintura; foi só por causa das eleições; tinta em cima dos buracos; a Terceira sempre a ficar para trás… São estes alguns dos comentários mais correntes e visíveis nas redes sociais como referi e podem ver todos aqueles/as que as seguem.
Para os comentadores menos informados, gostaria de vos lembrar alguns pormenores, que devem ser postos à consideração das pessoas, sobre o que é dito, muitas vezes com razão sobre o objetivo, mas de injustiça para com a atual Delegada das Obras Públicas, nomeada para tal cargo há cerca de um ano apenas.
Em Dezembro do ano passado, já lutava esta Delegada contra toda a burocracia instituída neste país em tudo aquilo que se projeta, no sentido de conseguir a autorização e a verba para a pintura da via rápida. Convém talvez recordar que nessa altura ainda não se falava em eleições… Conseguida a autorização e a verba, surgiam as intempéries, nomeadamente da chuva, não aconselhando à colocação da tinta! Depois ainda, a demora da empresa em assumir a disponibilidade para a execução.
Enquanto isso, foi então a Delegada aproveitando os poucos meios que tinha, para limpar as bermas da referida via, como se pôde verificar ao longo dos meses que se foram sucedendo. Muitas outras coisas foram sendo feitas, tais como, sobras de estradas, limpeza de ribeiras, em poucas palavras, tornando a nossa Ilha mais bonita, tanto à sua volta, como no interior!
Terão razão os que dizem, a Terceira a ficar para trás! Isso, nas grandes obras da competência dos sucessivos governos, tanto de agora como de antes. Na falta de intervenção também, dos sucessivos eleitos governantes ou deputados por esta nossa Ilha. Se calhar mesmo, pela falta de unidade entre os dois conselhos e seus respetivos habitantes. Quiçá pela falta de empenho dos anteriores Delegados/as! Nunca, repito nunca! Pela falta de resiliência, empenho, competência, vontade de servir da atual Delegada Otília Martins!
Todos estes predicados já os trazia da Praia da Vitória, enquanto Vereadora das infraestruturas, deixando marcas enquanto autarca de sucesso e competência, tanto como executora, como líder. No tempo afirmei que a CMPV da Praia da Vitória, perdia uma peça importante no seu executivo, ganhava a Dra. Berta Cabral para a sua Secretaria!
Agora como Delegada das Obras públicas, sejamos justos na apreciação e louvemos o trabalho do seu primeiro ano neste novo mandato deveras difícil, perante todas as circunstâncias conhecidas pelos mais atentos à situação do país e nomeadamente da Região.
Fernando Mendonça