Edit Template

Primeiro lançamento de foguetão a partir de Santa Maria previsto para a Primavera de 2026

Foi assinado o contrato entre o Atlantic Spaceport Consortium (ASC) e a SpaceForest que prevê o lançamento do veículo suborbital Perun a partir de Santa Maria, Açores, na Primavera de 2026, noticia o portal TEK Notícias.
DE acordo com a mesma fonte, a informação foi confirmada pelo director do Atlantic Spaceport Consortium, Bruno Carvalho, em declarações ao TEK Notícias.
Ao TEK adiantou que existem outras negociações em curso para lançamento de veículos suborbitais, mas o Perun é o que será “provavelmente o primeiro a chegar ao espaço a partir de Santa Maria”, prevendo-se que atinja os 100 km de altitude, ultrapassando a Linha de Kárman. Será lançado de uma plataforma móvel, o que a ASC indica que é “perfeito para Santa Maria e para o actual estágio de maturidade do seu porto espacial”.
A SpaceForest é uma empresa polaca que está a desenvolver um novo foguetão europeu, suborbital de estágio único, que oferece quase quatro minutos de tempo de experimentação em microgravidade. O foguetão tem 11,5 m de altura será capaz de lançar cargas úteis até 50 kg até uma altitude de 150 km, além de estabilizar a carga útil para períodos de voo em microgravidade de alta qualidade, explica a ASC ao referido portal de notícias.
O Perun utiliza um sistema de propulsão híbrido, composto por óxido nitroso como oxidante e parafina modificada, usada como cera de vela, que serve como combustível, resultando num propelente não tóxico.
No âmbito do contrato, prossegue a publicação do TEK, a ASC vai apoiar a SpaceForest na obtenção das aprovações regulamentares e das licenças de lançamento necessárias, além de prestar apoio operacional na ilha, incluindo a recuperação do lançador e da sua carga útil do oceano. “A partir de Santa Maria, a SpaceForest pode expandir os seus serviços, alcançar altitudes mais elevadas com o Perun e preparar o terreno para os seus próprios desenvolvimentos futuros. Tenho a certeza de que a SpaceForest se sentirá bem-vinda em Santa Maria”, adianta ainda Bruno Carvalho.
Marcin Sarnowski, director de Vendas e Marketing da SpaceForest, admite ao TEK que esta é uma oportunidade de mostrar as capacidades do foguetão suborbital Perun e diz que “esta parceria irá acelerar a comercialização de serviços de voos suborbitais e alargar o acesso a investigação e testes de tecnologia espacial, acessíveis e amigos do ambiente, para os nossos clientes em toda a Europa”.
Em comunicado a Atlantic , Spaceport Consortium indica ainda que “este contrato abre caminho para a exploração das condições geográficas excepcionais em Santa Maria e para o desenvolvimento de um porto espacial comercial”.

Edit Template
Notícias Recentes
Preço médio de arrendamento em São Miguel sobe 33% entre Junho e Julho
Açorianos recorreram pouco aos livros de reclamações no primeiro semestre do ano
Emprego e Sindicalismo em transição são tema do X Congresso Regional dos TSD/Açores
José Manuel Bolieiro presidiu à abertura da conferência internacional “Weather, Climate and the Economy”
Mais de 160 jovens já beneficiam da Medida de Valorização Salarial do pacote “+ Jovem”
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores