O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infra-estruturas, acabou de adjudicar, ao Agrupamento Ubiwhere/Digiwest, a criação do Sistema Integrado de Monitorização Inteligente de Fluxos Turísticos dos Açores (SIMIFTA).
Trata-se de um projecto inovador que tem como grande objectivo reforçar a gestão sustentável do turismo na Região Autónoma dos Açores.
A adjudicação da criação do SIMIFTA foi no valor de 598.990,00 € (acrescido de IVA) e com um prazo de execução de 70 dias, resultando a mesma de um concurso público internacional.
Este projecto está alinhado com os objectivos estratégicos do Plano Estratégico de Marketing do Turismo dos Açores (PEMTA 2030), e visa a melhoria e modernização da gestão dos fluxos turísticos dos Açores.
A plataforma passará a fornecer dados em tempo real sobre perfis, mobilidade e padrões de visitação dos turistas nas nove ilhas, informação que será fundamental para sustentar decisões baseadas em dados, contribuindo para um turismo mais sustentável e equilibrado.
O projecto é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do Sistema de Incentivos à Modernização Administrativa.
A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infra-estruturas, Berta Cabral, sublinha a importância desta iniciativa e refere que, com a mesma, “os Açores posicionam-se na vanguarda da transição verde e digital aplicada ao turismo, reforçando o compromisso com a sustentabilidade ambiental, económica e social do sector”.