Edit Template

Especialistas internacionais vão debater na Praia da Vitória as alterações climáticas

A cidade da Praia da Vitória, na ilha Terceira, será palco de uma conferência internacional intitulada “Tempo, Clima e a Econimia”, que decorrerá no próximo dia 29 de julho, organizada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) em parceria com o Governo Regional dos Açores.
O evento, que terá lugar no Auditório do Ramo Grande e visa analisar os impactos crescentes das alterações climáticas e fenómenos extremos na economia e nas políticas públicas, tanto a nível nacional como internacional.
Com a participação de reputados especialistas nas áreas da meteoro-logia, ambiente, economia e políticas públicas, a conferência pretende lançar uma reflexão abrangente sobre os desafios colocados pelo novo contexto climático. As alterações climáticas têm consequências cada vez mais visíveis não apenas na segurança de pessoas e bens, mas também em toda a estrutura económica global e regional, impondo aos Estados a necessidade de desenvolver instrumentos eficazes de adaptação e mitigação — à luz do Acordo de Paris e das estratégias da União Europeia.
A sessão de abertura contará com intervenções do Presidente do IPMA, José Guerreiro, e do Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro. Seguir-se-á uma mensagem por vídeo da Secretária-Geral da Organização Mundial de Meteorologia, Celeste Saulo, sublinhando a dimensão global do tema.
O programa inclui ainda intervenções de destaque, como a de José Manuel Durão Barroso, antigo Presidente da Comissão Europeia e ex-Primeiro-Ministro de Portugal, que abordará as políticas públicas da UE e as implicações geoestratégicas das alterações climáticas.
Entre os oradores internacionais, destaca-se Kilaparti Ramakrishna, assessor sénior do Woods Hole Oceanographic Institute, que trará uma perspetiva global sobre os impactos sociais e económicos do fenómeno.
Estão também previstas comunicações de Filipe Duarte Santos, Presidente do Conselho Nacional do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, de José Poças Esteves, CEO da SaeR – Sociedade de Avaliação Estratégica e Risco, e de Ana Teresa Perez, Presidente da Agência para o Clima.
A sessão encerrará com uma mesa redonda moderada pelo jornalista Sidónio Bettencourt, da RTP Açores, juntando os principais intervenientes numa troca de perspetivas sobre os caminhos possíveis para enfrentar as alterações climáticas com visão integrada e ação coordenada.

Edit Template
Notícias Recentes
Governo apoia aquisição de equipamento científico e tecnológico
Nova missão científica nos mares dos Açores prevista para inícios de 2026
Secretaria Regional do Ambiente e Acção Climática promove ‘workshop’ de Primeiros Socorros direccionado a pessoal não docente nas escolas
Governo promove acréscimo de um milhão de euros em fundos comunitários para a agricultura, destaca o PSD/A
PS/Açores promove Jornadas Parlamentares na Graciosa com foco nos sectores produtivos e no desenvolvimento sustentável da ilha
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores