Santa Maria recebe, a partir de amanhã, mais uma edição do Festival Maré de Agosto, o mais antigo festival de música em Portugal em actividade contínua, que celebra este ano a sua 41ª edição.
Mantendo a sua identidade centrada na worldmusic, a Maré de Agosto 2025 apresenta como novidade a estreia do “Palco Terra”, um espaço ecológico e inovador. Este novo palco nasce como um tributo à terra e à comunidade local, reforçando o compromisso da organização com a sustentabilidade ambiental e a descentralização cultural.
A estreia do Palco Terra está marcada para hoje, dia 20 de Agosto, com um concerto intimista do músico Cristovam, numa noite que pretende celebrar as raízes e o futuro da Maré, num ambiente de proximidade, reflexão e conexão com a natureza.
Até Sábado, serão mais de uma dezena os grupos e artistas que irão actuar na Praia Formosa, assegurando um cartaz eclético e internacional.
Assim, na Quinta-feira subirão ao palco Bloco do Caos, com sons reggae vindos do Brasil), o supergrupo de percussão e electrónica, Bateu Matou (Portugal) e o mais internacional dos dj’s açorianos DJ Souza.
Sexta-feira é a vez de actuarem os portugueses, Macacos do Chinês, que Regressam após 15 anos com a sua fusão criativa de estilos, Patrice, um dos nomes maiores do reggae europeu contemporâneo vindo da Alemanha e, a encerrar a noite, a DJ Marii Ferrari, que já actuou em mais de 70 países.
Para Sábado, o último dia do festival, são quatro as actuações agendadas: Bia Caboz, a nova promessa da música portuguesa, que funde fado com pop e electrónica, a banda icónica de Berlim com fusão de hiphop, jazz e funk Lychee Lassi , os Ibibio Sound Machine, um dos grupos afro-eletrónicos mais relevantes da actualidade e, por fim, a encerra a Maré 2025, o DJ Tecnick.
O Festival Maré de Agosto tem o apoio da Câmara Municipal de Vila do Porto e do Governo Regional dos Açores, a par de parceiros privados e colaboração voluntária de mais de 130 pessoas.