Edit Template

Lajes do Pico ganha destaque com novo ponto de entrada de viajantes

Num esforço para modernizar e reforçar a segurança sanitária na região, o Governo dos Açores, em colaboração com a Portos dos Açores, estabeleceu um protocolo inovador que impacta directamente o turismo e a economia local, com especial destaque para a vila de Lajes do Pico, noticia a Radio Cais. O acordo, firmado em Ponta Delgada, visa a criação de Pontos de Entrada de Viajantes (PEV) estratégicos em toda a região, incluindo um na marina de Lajes do Pico.
A iniciativa responde ao crescente número de viajantes que chegam aos Açores com seus animais de companhia, seja por via aérea ou marítima, através de navios de cruzeiro e embarcações de recreio. O protocolo estabelece a cedência de espaços físicos por parte da Portos dos Açores, permitindo que técnicos dos Serviços de Desenvolvimento Agrário realizem controlos oficiais, verificando as condições sanitárias e a documentação dos animais que entram em território europeu pela primeira vez.
Com a implementação do PEV na marina de Lajes do Pico, a ilha posiciona-se como um destino ainda mais atractivo para turistas que viajam com seus animais de estimação. A medida facilita a entrada e a circulação desses animais, permitindo que seus donos explorem as belezas naturais da ilha com maior comodidade e segurança.
Segundo o Secretário Regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura, a iniciativa visa “garantir um controlo eficiente da entrada de animais de companhia provenientes de países terceiros, que aportam em portos e marinas da Região Autónoma dos Açores, quer em iates ou cruzeiros, reforçando assim as medidas de segurança sanitária da Região”.
Além dos PEV já existentes nos aeroportos de Ponta Delgada e Lajes da Terceira, foram criados sete novos pontos nos cais de cruzeiros de Ponta Delgada e Praia da Vitória, bem como nas marinas de Ponta Delgada, Angra do Heroísmo, Velas, Lajes do Pico e Horta. Essa expansão demonstra o compromisso do governo regional em proteger a saúde pública e animal, ao mesmo tempo em que impulsiona o turismo e a economia local.
A implementação de PEV nas marinas dos Açores representa um avanço significativo na modernização dos serviços prestados aos visitantes e na protecção da biossegurança. Com essa medida, os Açores reafirmam seu compromisso com a excelência no turismo e com a segurança sanitária, proporcionando uma experiência ainda mais agradável e segura para todos os que visitam a região.

Edit Template
Notícias Recentes
Blue Azores convidado a integrar grupo de trabalho da COP30 para a protecção do oceano
Ilha mais pequena do arquipélago promoveu oração pela paz juntando-se à intenção do Papa
Casas com piscina custam mais 35% em Ponta Delgada
Ordem dos Economistas promove debate sobre Finanças Públicas Regionais
Parque automóvel cresceu 43,4% na última década e já ronda as 190 mil viaturas
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores