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Câmara Municipal de Ponta Delgada reforça investimento na Rede de Bibliotecas Escolares

A Câmara Municipal de Ponta Delgada, presidida por Pedro Nascimento Cabral, vai reforçar o acervo da Rede de Bibliotecas Escolares com a entrega de livros e equipamentos informáticos a todas as escolas públicas do 1.º ciclo, no concelho.
A iniciativa, aprovada na Reunião da Câmara, por unanimidade, representa uma aposta firme, por parte da autarquia, na valorização da educação e na promoção da igualdade de oportunidades.
“A leitura é o primeiro passo para todo o conhecimento. Ao fazermos este investimento estamos a garantir que as nossas crianças têm acesso a instrumentos que lhe permitem sonhar mais alto, aprender com mais condições e construir um futuro feito de oportunidades. É cada vez mais importante formarmos cidadãos capazes de pensar de forma crítica, criativa e responsável”, afirmou Pedro Nascimento Cabral, à saída da reunião.
O programa vai disponibilizar livros do Plano Nacional de Leitura, bem como tablets e e-books, garantindo que as escolas dispõem não só de obras de referência no domínio da educação literária, mas também ferramentas tecnológicas capazes de responder às novas realidades pedagógicas.
“As escolas têm que ser espaços capazes de conjugar a inovação com pedagogia. Ao disponibilizarmos estes materiais, estamos a abrir novas portas de aprendizagem, a estimular a curiosidade e a facilitar o acesso a diferentes formas de conhecimento. Queremos que os nossos alunos cresçam preparados para os desafios de uma sociedade digital, mas sem nunca perderem o contacto com o valor intemporal da leitura”, explicou o autarca.
O reforço da Rede de Bibliotecas Escolares abrange a Escola Básica Integrada de Arrifes, a Escola Básica Integrada de Capelas, a Escola Básica de Canto da Maia, a Escola Básica de Ginetes e a Escola Básica Integrada Roberto Ivens, num investimento global que ronda os 17 mil euros.
Criado em 2014, o programa tem vindo a afirmar-se como uma medida estruturante na promoção do gosto pela leitura, na modernização dos recursos escolares e no enriquecimento do percurso académico das crianças.

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