A reitora da Universidade dos Açores (UAc), Susana Mira Leal, encontra-se em visita académica ao Brasil, onde participou em diversas iniciativas de relevo no âmbito da cooperação académica luso-brasileira e das comemorações dos 200 anos do Tratado de Amizade e Paz entre os dois países.
A reitora da academia açoriana proferiu a palestra intitulada “Da Educação na Sala de Aula à Reitoria: Desafios e Oportunidades”, no Auditório Newton Faller do Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O evento, aberto à comunidade académica, destacou a sua trajectória dedicada ao ensino, à formação de professores e à gestão universitária, bem como os desafios e oportunidades da liderança no ensino superior.
No decurso desta deslocação, a UAc e a sua reitora foram ainda distinguidas com o Colar do Mérito Pedro, O Libertador, atribuído pelo Conselho de Minerva, associação de antigos alunos da UFRJ. Esta distinção, criada em 2022, em tributo a D. Pedro I do Brasil e IV de Portugal, homenageia personalidades e instituições que se destacam pela defesa da educação, da liberdade e da fraternidade entre povos.
Na ocasião, a reitora evocou a ligação histórica dos Açores à epopeia liberal de D. Pedro, sublinhando que as ilhas foram “porto seguro e ponto de partida de uma epopeia que marcou o destino da nação”, ao acolherem a resistência constitucional e apoiarem o Exército Libertador na luta pela liberdade e pela Constituição. Destacou, ainda, que a outorga do Colar não enaltece apenas a instituição que dirige, mas também “a memória colectiva e a identidade do povo açoriano, marcado pela coragem, lealdade e espírito de abertura ao futuro”.