O Arquinteto, quinteto de sopros, apresenta-se dia 6 de Setembro, às 19 horas, na Ermida de São Pedro nos Fenais da Luz, um espaço, até agora algo afastado dos circuitos culturais e raramente utilizado para eventos musicais.
Este concerto será o segundo de um ciclo de concertos a que a Quadrivium – Associação Artística designou de: Ciclo de Concertos à descoberta.
“A verdade é que foi a associação a primeira a surpreender-se com a quantidade de espaços ou ermidas que pouco tinham sido ponderadas como lugar para uma apresentação musical. Assim começou a descoberta e a redescoberta de verdadeiras pérolas guardadas em volta da ilha de São Miguel”, lê-se em comunicado.
O Arquinteto será responsável por proporcionar ao público um verdadeiro fim de tarde único. Rodeado por mar, numa paisagem de perder a respiração, fora dos circuitos costumeiros.
A iniciativa pretende dar a conhecer este espaço histórico muitas vezes ignorado e revelar o seu potencial para um lugar onde se pode desfrutar de um concerto musical ao final do dia, dando a conhecer a magnifica vista que só o alto da Ermida proporciona.
O concerto tem entrada livre e contará com um breve momento no exterior da Ermida, antes da actuação, propriamente dita, no interior do espaço, oferecendo ao público uma experiência sensorial completa — som, espaço (interior e exterior) entrelaçados num só momento.
Construída no século XVI sobre um rochedo de basalto, a Ermida de São Pedro é um marco do património religioso e cultural dos Fenais da Luz. Restaurada em 2008, continua a ser lugar de devoção e contemplação, mas também um espaço que inspira novas formas de expressão artística. O concerto procura valorizar este legado, abrindo-o à comunidade e a todos os que se queiram juntar no alto dos Fenais.
Este concerto é uma produção da Quadrivium – Associação Artística, com o apoio da Direcção Geral das Artes, do Governo Regional dos Açores e da Junta de Freguesia dos Fenais da Luz.