Fundado a 9 de Setembro de 2005, o Museu da Emigração Açoriana tem desempenhado o papel da memória e da história das gentes e dos fluxos migratórios açorianos que se iniciaram no séc. XVIII e que tiveram enorme expressão a partir de meados do séc. XX. Do seu rico e vasto espólio, constam peças que simbolizam e retratam a busca de novas oportunidades em novas terras, onde o Açoriano sempre foi procurado, pela sua robustez, resiliência e determinação, em muito motivada pela necessidade e pela procura incessante de garantir o sustento dos familiares, alimentado pela saudade e pelo cheiro do mar e da terra destas ilhas.
O programa comemorativo do 20.º aniversário do Museu da Emigração Açoriana teve início no passado dia 9 de Setembro, com inauguração da exposição comemorativa “20 anos de Museu de Emigração Açoriana”, momento que contou igualmente com a apresentação, no concelho, do livro de Pedro Almeida Maia, “Condenação – A história de um gangster açoriano na América”.
No arranque das comemorações, houve também espaço para uma palestra por Onésimo Teotónio d’Almeida sobre “Museus, Memória – Memórias e Esquecimentos”, para o testemunho dos presidentes de Câmara cujos mandatos se realizaram desde a fundação do Museu, e ainda para a actuação, em jeito de concerto comemorativo, do artista luso-açoriano Frank Rod Jr.
As restantes actividades desenrolam-se durante o mês de Setembro, mormente nos dias 23 e 30 de setembro. Para o primeiro destes dois dias, está reservado mais uma apresentação de um livro relacionado com a temática, desta feita, “Monumentos ao Emigrante” de Daniel Bastos e Luís Carvalhido, que irá contar com apresentação de Onésimo d’Almeida.
Inaugurar-se-á a exposição fotográfica “Monumentos ao Emigrante” e ainda poderá ser assistido o concerto comemorativo de Clayton e Cátia.
No dia 30 de Setembro, apresentar-se-á a obra de Eduardo Medeiros, “175 anos de Portuguesas nas Bermudas”, inaugurando-se também a exposição “Açores-Bermudas” e o concerto de João Moniz.
Todos os Sábados serão palco, entre as 10h e as 17h, de animação infantil e familiar com a iniciativa “Pequenos viajantes”.
Sob o tema “20 anos de emoções guardadas” o Museu da Emigração Açoriana celebra, até 30 de Setembro, 20 anos de actividade, num programa variado que convida a uma visita.
