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Escola das Lajes do Pico conquista primeiro prémio do Ensino Básico na 11ª edição do Apps for Good

A Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico, no Pico, conquistou o primeiro prémio da categoria de Ensino Básico na 11ª edição do Apps for Good, cuja final se realizou Terça-feira, dia 16 de Setembro, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.
O projecto vencedor, SURI, destacou-se entre cerca de 30 propostas de todo o país ao apresentar uma solução inovadora alinhada com o Objectivo de Desenvolvimento Sustentável 9 – Indústria, Inovação e Infra-estruturas. SURI consiste numa pulseira com tecnologia RFID, complementada por uma aplicação de gestão de grupos, que garante controlo total em saídas escolares, visitas de estudo, lares e eventos, integrando funcionalidades como geolocalização, alertas por SMS e autorizações digitais, tornando-se a solução perfeita para não perder ninguém em contexto de grupo.
A representar os Açores esteve também a Escola Profissional da Praia da Vitória, da ilha Terceira, que chegou à final com o projecto Marineer, enquadrado no ODS 14 – Proteger a Vida Marinha. Marineer apresenta a FishWiki, uma ferramenta que alia jogos, reconhecimento de peixes através da câmara e acções ambientais, transformando o conhecimento sobre o mar numa experiência divertida e educativa, acessível a todas as idades e com impacto real na protecção dos oceanos. A 11ª edição do Apps for Good evidenciou o crescimento de uma comunidade de escolas, professores e alunos comprometidos com a inovação educativa e a transformação social. Ao longo do ano lectivo, 158 escolas participaram no programa, sendo que 69% já tinham estado presentes em edições anteriores, o que revela a continuidade e o reconhecimento do valor do Apps for Good, e 79% integraram-no no currículo escolar.
No total, 337 professores estiveram envolvidos, dos quais 53% já participaram em mais do que uma edição, demonstrando familiaridade e empenho com a metodologia do programa. Destaca-se ainda que mais de metade dos professores envolvidos trabalharam com alunos com necessidades educativas especiais, sublinhando a natureza inclusiva do Apps for Good. O programa envolveu 3207 alunos, dos quais 65% dos alunos frequentam o ensino regular, 31% o ensino profissional e 4% a formação de adultos, ilustrando, assim, a diversidade do público-alvo.
O Apps for Good, na sua 11ª edição, mantém-se como um programa educativo tecnológico inovador, que desafia alunos do 5º ao 12º ano e professores de escolas públicas e privadas, em equipa, para experienciar o ciclo de desenvolvimento de um produto e criar aplicações para smartphones ou tablets, mostrando como a tecnologia pode transformar comunidades. Em onze anos, mais de 28.500 alunos, 1.800 professores e 700 escolas idealizaram milhares de soluções tecnológicas, tornando o Apps for Good uma referência na educação para a inovação e o impacto social.

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