“É fundamental avançar para a criação de mais centros de dia nas freguesias onde tal se justifique, como forma de combater a solidão e promover um envelhecimento saudável”, afirmou Sónia Nicolau, à margem da visita realizada ao Centro Intergeracional da Várzea.
De acordo com a candidata, “os idosos passarão a ter acesso a programas regulares e acessíveis de apoio à saúde física e mental, concebidos para promover um envelhecimento activo e melhorar o bem-estar global. Estes programas estarão disponíveis tanto nas actividades desenvolvidas nos centros de dia, como também para os idosos que, por opção ou circunstância, não frequentem estas instituições”, afirma.
No âmbito da mobilidade e saúde, “será igualmente reforçado o Programa Municipal de Apoio à Mobilidade Táxi+, alargando-se o acesso a consultas, tratamentos e exames complementares de diagnóstico, prescritos por médicos ou realizados em clínicas privadas sem protocolo com o Serviço Regional de Saúde. Deixará de ser obrigatório o carregamento mensalmente do passe de minibus, retirando assim esta desnecessária carga burocrática aos idosos”.
“Com coragem e determinação, por uma Ponta Delgada para Todos, iremos implementar um modelo de governação municipal assente na proximidade, na transparência e em decisões tomadas em cooperação”, sublinhou Sónia Nicolau.