A candidatura do Partido Socialista à Câmara Municipal de Lagoa, fez saber em, nota de imprensa, que tem a mobilidade como um dos principais eixos estratégicos para o desenvolvimento económico e social do concelho. Frederico Sousa afirma que “a Lagoa tem dando passos firmes e importantes para proporcionar uma melhor mobilidade nos centros urbanos com iniciativas que melhoram a qualidade de vida da população e de quem visita o nosso concelho.”
A título de exemplo, elenca a criação de um total de 550 lugares de estacionamento, distribuídos por vários parques que se situam no coração da cidade, uns já finalizados e outros em execução, bem como a instalação de seis novos postos de carregamento para veículos eléctricos, apostando assim numa mobilidade que se quer mais sustentável e a melhoria permanente dos acessos municipais, quer em termos de segurança quer em termos de manutenção.
Um trabalho que é para continuar e que segundo o candidato à Presidência da Câmara Municipal de Lagoa, Frederico Sousa, “é uma conquista que não surge por acaso: é fruto de uma visão clara e determinada que tem colocado a Lagoa na vanguarda das cidades inteligentes, modernas e sustentáveis, onde a mobilidade desempenha um papel central na qualidade de vida dos cidadãos”.
O Candidato Socialista apontou várias medidas que pretende implementar, brevemente, e que visam melhorar a mobilidade no concelho transformando-a num instrumento estratégico de desenvolvimento social e económico da Lagoa e que resultam na “aposta na rede minibus, intitulada de “Urbana”, que articula o transporte público com o serviço de táxis, cobrindo todas as freguesias; a criação de um “shutle” de transporte de passageiros – “metro-bus” entre Ponta Delgada, Lagoa e Ribeira Grande; a expansão contínua da rede de postos de carregamento eléctrico, com a tecnologia de carregamento rápido ao alcance de todos; a implementação de sistemas de gestão de estacionamento e mobilidade suave (Bike Sharing), no âmbito do Plano de Mobilidade Urbana; a melhoria e o alargamento das canadas e dos acessos no concelho; a abertura de novos arruamentos em várias freguesias do concelho; a aquisição de terrenos para a criação de parques de estacionamento no concelho; o reforço e melhoria da iluminação pública, passeios, sinalização, paragens de autocarro e equipamentos públicos; o reforço da segurança rodoviária e instalação de equipamentos de controlo de velocidade, bem como o embelezamento das rotundas e pontos de entrada do concelho e a manutenção das ruas e caminhos agrícolas municipais.”
“Graças ao trabalho desenvolvido pelo Partido Socialista de Lagoa, o concelho afirma-se como um território que aposta no futuro, onde a mobilidade sustentável não é apenas um objectivo, mas uma realidade cada vez mais presente”, frisou a nota.
“Estamos a criar uma Lagoa mais conectada, inteligente, inovadora, inclusiva e resiliente, norteada pela promoção da qualidade de vida dos cidadãos e do desenvolvimento social, económico, ambiental sustentável do concelho. Vamos continuar a investir na mobilidade, na sustentabilidade e no desenvolvimento equilibrado do concelho, porque acreditamos que Lagoa e os lagoenses merecem o melhor e é para os mesmos que trabalhamos”, afirmou Frederico Sousa.