Edit Template

12ª edição da BirdRace Açores decorre a 4 e 5 de Outubro

A Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA) promove a 12.ª edição da BirdRace Açores nos próximos dias 4 e 5 de Outubro de 2025.
Integrada no Euro Birdwatch, o maior evento europeu de observação de aves, e nas acções de sensibilização dos projectos LIFE Natura@Night e Interreg MAC Circular Ocean, esta competição criada para promover o birdwatching nos Açores, já reuniu mais de 230 participantes, que ao longo dos anos somaram mais de 700 espécies de aves observadas no arquipélago.
Este ano, sob o lema “Observar Aves, Proteger a Natureza”, os participantes na BirdRace, para além de observar aves, são desafiados a adoptar boas práticas ambientais e a contribuir para a sensibilização sobre ameaças reais, como a poluição luminosa e o lixo que afecta as aves marinhas.
“Na BirdRace Azores 2025 todos ganham! Cada equipa inscrita recebe o Kit Guardião do Cagarro, um conjunto de materiais que irão ser úteis no resgate durante a Campanha SOS Cagarro, e premiamos também as equipas que recolherem lixo durante o evento. Assim ganham as aves, nós e a Natureza”, afirma Ana Mendonça, coordenadora da Bird Race Azores e Técnica da SPEA, em comunicado ontem divulgado.
A participação é aberta a todos, bastando criar uma equipa composta por 1 a 3 pessoas, e percorrer a sua ilha durante o fim-de-semana de 4 e 5 de Outubro, tentando registar o maior número possível de espécies. As inscrições decorrem até ao dia 3 de Outubro de 2025 através do formulário online disponível nos sites do Centro Ambiental do Priolo e da SPEA.
Todas as equipas receberão um prémio e a equipa vencedora uma t-shirt exclusiva BirdRace Açores 2025 com a assinatura da Amazing Azores. As equipas que recolham lixo durante a competição e indiquem a quantidade retirada poderão ganhar o Kit Praia Limpa.

Edit Template
Notícias Recentes
Movimento SOS Monte Verde alerta para a urgênciade se por fim a descargas de águas poluídas na praia
UAc Gestão assinala Dia Mundial do Turismo com conferência sobre Dinâmica do Alojamento Local
12ª edição da BirdRace Açores decorre a 4 e 5 de Outubro
Apresentação do romance “Os Pássaros de Dódóia” de Henrique Levy na Biblioteca Pública
Derrocada na zona do Salto do Cabrito provoca três feridos ligeiros
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores