Edit Template

Casa dos Açores em Lisboa assinala centenário do nascimento de José Enes

A Casa dos Açores assinala amanhã, dia 25 de Setembro, o centenário do nascimento de José Enes com um programa que reunirá amigos e família, música e poesia.
A sessão abrirá com um momento musical por Helena de Castro (voz) e João Pimentel (guitarra), seguido de poesia e breves testemunhos por Familiares e Amigos.
Prossegue com as comunicações de Silveira de Brito, Melo Borges e Onésimo Almeida.
José Henrique Silveira de Brito, Doutor em Filosofia, proferirá a comunicação “José Enes: o Filósofo e o Cidadão”, na qual referir-se-á “aos tempos de formação do homem de cultura, do literato, do filósofo e académico José Enes, (…) sem o fechar numa torre de marfim porque, em José Enes, pensar e agir foram duas dimensões sempre interlaçadas ao longo da vida”. A sua exposição visa ainda evidenciar que os Açores constituíram uma preocupação constante do homenageado, empenhadíssimo no progresso das Ilhas.
Artur Goulart de Melo Borges, pós-graduado em Museologia e História de Arte, apreciará Textos de crítica literária e cultural, reunidos no livro póstumo de José Enes, Açores no Coração.
Onésimo Teotónio Almeida, Doutor em Filosofia, apresentará um tributo integralmente dedicado ao seu Mestre “José Enes. Filósofo, Pedagogo e Mestre | Uma homenagem.”
Uma sessão reservada para evocar o filósofo, o poeta, o professor e a sua obra e igualmente um momento propício para conhecer mais sobre a sua paixão pela ilha do Pico e a sua Montanha.

Edit Template
Notícias Recentes
José Manuel Bolieiro exige que Comissão Europeia seja o “primeiro aliado” das RUP
WestJet anuncia nova rota directa Toronto – Ponta Delgada para o Verão 2026
Aeroporto de Ponta Delgada foi o que mais cresceu em movimento de passageiros em 2024
Paulo do Nascimento Cabral organiza congresso para apoiar jovens agricultores
Homem detido em Angra de Heroísmo por pornografia de menores
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores