A Casa dos Açores assinala amanhã, dia 25 de Setembro, o centenário do nascimento de José Enes com um programa que reunirá amigos e família, música e poesia.
A sessão abrirá com um momento musical por Helena de Castro (voz) e João Pimentel (guitarra), seguido de poesia e breves testemunhos por Familiares e Amigos.
Prossegue com as comunicações de Silveira de Brito, Melo Borges e Onésimo Almeida.
José Henrique Silveira de Brito, Doutor em Filosofia, proferirá a comunicação “José Enes: o Filósofo e o Cidadão”, na qual referir-se-á “aos tempos de formação do homem de cultura, do literato, do filósofo e académico José Enes, (…) sem o fechar numa torre de marfim porque, em José Enes, pensar e agir foram duas dimensões sempre interlaçadas ao longo da vida”. A sua exposição visa ainda evidenciar que os Açores constituíram uma preocupação constante do homenageado, empenhadíssimo no progresso das Ilhas.
Artur Goulart de Melo Borges, pós-graduado em Museologia e História de Arte, apreciará Textos de crítica literária e cultural, reunidos no livro póstumo de José Enes, Açores no Coração.
Onésimo Teotónio Almeida, Doutor em Filosofia, apresentará um tributo integralmente dedicado ao seu Mestre “José Enes. Filósofo, Pedagogo e Mestre | Uma homenagem.”
Uma sessão reservada para evocar o filósofo, o poeta, o professor e a sua obra e igualmente um momento propício para conhecer mais sobre a sua paixão pela ilha do Pico e a sua Montanha.