Terão lugar no próximo dia 2 de Outubro, no Hotel Azoris Royal Garden, em Ponta Delgada, as II Jornadas Regionais da Sustentabilidade, evento organizado pela EDA e Finançor, no âmbito do Programa de Acções da GRACE – Açores para 2025.
O evento tem por objectivo divulgar, sensibilizar, capacitar e envolver entidades públicas e privadas dos Açores nos diversos temas da Sustentabilidade, através da promoção do diálogo e partilha de conhecimento e experiências com especialistas e empresas relacionadas com os temas centrais dos três pilares da Sustentabilidade: ESG – Environmental, Social and Governance.
As jornadas, que se prolongarão ao longo de todo o dia, com a sessão de abertura agendada para as 09h00,terá como primeiro interventor Pedro Amaral Pavão, vice-presidente do GRACE, que abordará o tema “O ESG como vantagem competitiva”. Seguir-se-ão três painéis, o primeiro dos quais com a participação de João Maciel, da EDP New, com uma intervenção intitulada “Inovação e transição energética: o caso da EDP”, de Pedro Silva, da Get2C, que abordará a “Gestão da pegada de carbono”, e de Bruno Vieira, do Grupo EDA, com a alocução denominada “Estratégia da Descarbonização do Grupo EDA”.
Já no período da tarde, um segundo painel será aberto por Ana Patrício, da Schneider Electric Portugal, com o tema “Ser sustentável para além do meio ambiente”. Depois, Filipa Pimentel, do Grupo Jerónimo Martins, falará sobre o Projecto Bairro Feliz.
O último painel contará com as presenças de Cláudia Coelho, da PwC, com a intervenção “Greenwashing, Greehushing e Greenwishing”. Depois, Rui Alexandre Toscano, do BPI explorará a temática do “Financiamento da Inovação e da Sustentabilidade” e por Romão Braz, presidente executivo do Grupo Finançor, que também encerrará os trabalhos, falará sobre “Práticas sustentáveis no Grupo Finançor”.