Edit Template

Bispo de Angra nomeia nova Equipa Sinodal para orientar trajecto até 2028

A Diocese de Angra constituiu uma nova Equipa Sinodal que irá acompanhar a fase de vivência e concretização do processo sinodal diocesano até à Assembleia Eclesial no Vaticano, prevista para 2028, noticia o Igreja Açores
A decisão, promulgada em Decreto Episcopal, assinado pelo bispo de Angra, sublinha a importância das Equipas Sinodais como “instrumentos fundamentais para a animação da vida sinodal” nas Igrejas locais, realçando o valor do trabalho desenvolvido durante a fase de consulta para a Assembleia do Sínodo dos Bispos.
Segundo o documento, a nova Equipa Sinodal tem como missão “promover e facilitar o crescimento do dinamismo sinodal nos contextos concretos de cada Igreja local”, identificar metodologias e ferramentas adequadas — incluindo propostas de formação —, implementar as conclusões do Documento Final do Sínodo e acompanhar todo o caminho da Diocese até ao encontro eclesial de 2028, no Vaticano.
A equipa, de composição variada, trabalhará em articulação com os organismos de participação da Diocese, numa lógica de sinergia. A integração de elementos dos secretariados permanentes dos Conselhos Presbiteral e Pastoral Diocesano reforça a ligação entre a vida pastoral e a caminhada sinodal.
Foram nomeados como membros da nova Equipa Sinodal da Diocese de Angra: Ana Almeida (Ilha de S. Jorge); António Maria Gonçalves (Ilha das Flores); Carmo Rodeia (Secretariado Permanente do Conselho Pastoral Diocesano); o padre Dinis Silveira (Secretariado Permanente do Conselho Presbiteral); Francisco Almeida de Medeiros (Ilha de S. Miguel); monsenhor José Constância (Instituto Diocesano de Cultura) e o padre José Júlio Rocha (Vigário Episcopal do Clero)
A vigência desta equipa terá a duração de três anos. Parte dos elementos desta equipa já participou em duas formações organizadas pela equipa sinodal da Conferência Episcopal Portuguesa, da qual um dos elementos faz parte. A primeira reunião teve lugar em Fátima em Janeiro e a segunda em Junho, por ocasião das Jornadas Pastorais do Episcopado Português.

Edit Template
Notícias Recentes
Açores em destaque na COP30 com liderança na preservação de mares e oceanos
Jorge Rita recusa que agricultores sejam os maiores responsáveis pela poluição das ribeiras
Bispo de Angra nomeia nova Equipa Sinodal para orientar trajecto até 2028
Paulo do Nascimento Cabral defende autonomia energética da Europa e das Regiões Ultraperiféricas
Festival Tremor anuncia primeiros nomes paraa edição de 2026
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores