Na sequência dos acordos alcançados com os representantes dos pilotos e do pessoal de cabine, Carlos Tavares, Tiago Raiano, Paulo Pereira e Nuno Pereira entregaram uma proposta conjunta para a aquisição de 85% da Azores Airlines, informou ontem, através de comunicado, a Atlantic Connect Group, estrutura que reúne aqueles quatro empresários.
Conforme é referido na mesma nota, a proposta submetida considera a atual situação financeira da empresa e incorpora a visão estratégica dos empresários, orientada para a sustentabilidade da companhia e para a consolidação da sua operação, enquanto ativo estratégico para Portugal e para a Região Autónoma dos Açores.
A partir deste momento, os quatro empresários passam, como acima dito, a ser representados por uma estrutura única, designada Atlantic Connect Group.
“Com esta organização unificada, e alinhados no mesmo propósito, os empresários reforçam a coerência e a clareza da proposta, assegurando uma comunicação a uma só voz com todos os interlocutores, começando pelos colaboradores da empresa”, é salientado.
Agora, o Júri do Concurso de Privatização da Azores Airlines deverá iniciar um período de apreciação de toda a documentação apresentada, assegurando o Atlantic Connect Group a disponibilidade para, junto do Júri, prestar os esclarecimentos que venham a ser necessários, mantendo, nesta fase, a reserva pública adequada a “um processo que se pretende rigoroso, isento e célere”, termina o comunicado.
Pedida prorrogação do prazo
do Plano de Reestruturação
da SATA
No contexto das reuniões regulares do Governo dos Açores com a Comissão Europeia, o Executivo informa que solicitou a prorrogação, até 31 de dezembro de 2026, da decisão relativa à reestruturação do Grupo SATA, tendo em conta a resposta do mercado e complexidade do processo.
Tal prorrogação permitirá garantir a conclusão das medidas previstas no Plano de Reestruturação e assegurar a estabilidade operacional e financeira do grupo, justifica o Governo Regional.
Como acima dito, foi entregue uma proposta formal para a aquisição da Azores Airlines, demonstrando o interesse de investidores privados na transportadora aérea açoriana e reforçando a confiança no trabalho desenvolvido no âmbito da sua reestruturação.
A par, o Governo Regional assinala também que se encontra na fase final o processo de autonomização da área de handling, com a criação de uma nova empresa, a SATA Handling, possibilitando, deste modo, avançar para a alienação desta unidade de negócio prevista no Plano de Reestruturação aprovado.
Conforme nota de imprensa de ontem, o Governo dos Açores consideram serem estes acontecimentos “avanços decisivos na concretização do compromisso do Governo dos Açores de assegurar a sustentabilidade do Grupo SATA, proteger a sua missão de coesão e continuidade territorial e promover a competitividade do sector da aviação regional”.
Na mesma nota, “o Governo dos Açores reafirma que continuará a trabalhar com transparência e determinação para garantir o cumprimento integral do Plano de Reestruturação, salvaguardando simultaneamente os interesses da Região Autónoma dos Açores e de todos os seus cidadãos”.
