Edit Template

Jovens deputados reunidos em assembleia municipal no concelho de Lagoa

O Auditório Ferreira da Silva, na Vila de Água de Pau, acolheu a Assembleia Municipal Jovem, reunindo os deputados jovens representantes do 3.º ciclo e do ensino secundário das escolas do concelho de Lagoa. O Presidente da Assembleia Municipal de Lagoa, Ricardo Martins Mota, presidiu à sessão, que contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, Frederico Sousa, e dos cinco presidentes das juntas de freguesia.
Aberta a toda a comunidade, a iniciativa integrou as comemorações do Dia do Poder Local na Região Autónoma dos Açores, celebrado a 26 de Novembro.
Ricardo Martins Mota saudou e agradeceu aos jovens deputados presentes pela sua participação democrática e pelo facto de representarem os seus colegas, destacando que essa representação implica “responsabilidade e honra”. O Presidente da Assembleia Municipal de Lagoa deixou, ainda, uma mensagem de incentivo aos jovens, apelando para que “sem medo, nem receio, exerçam o vosso talento, sejam parte integrante da construção da sociedade de futuro, melhorem com a vossa acção o vosso território, na tolerância e pluralidade de opinião, na inclusão e humanidade”. Salientou, igualmente, que esta iniciativa envolveu uma participação recorde de jovens, mais precisamente 953 alunos que tiveram acesso à informação sobre a Assembleia Municipal Jovem, fruto da parceria desenvolvida entre as escolas do concelho e a Câmara Municipal.
Já o Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Frederico Sousa, destacou que a Lagoa é o único concelho da ilha de São Miguel a realizar assembleias municipais jovens. “Fomos pioneiros e já recebemos um prémio nacional por esta iniciativa. Felicito os jovens deputados e tomara que todas as assembleias municipais tivessem o nível de maturidade que estes jovens demonstraram. Foram um verdadeiro exemplo para todos os deputados, sejam eles regionais, da República ou municipais”, afirmou.
Ao longo da sessão, os jovens apresentaram ideias, preocupações e propostas para o contínuo desenvolvimento do concelho, elencadas nas cinco freguesias, relacionadas com diferentes áreas, nomeadamente a criação de mais valências sociais que promovem o envelhecimento activo e o melhoramento e criação de mais infra-estruturas municipais desportivas e recreativas. A saúde foi também tema central entre os jovens que destacaram a importância das acessibilidades para pessoas portadoras de deficiência motora em determinados espaços públicos; o funcionamento do sistema de saúde a nível concelhio e regional, bem como abordaram sobre a problemática das toxicodependências e possíveis soluções para a diminuição desse flagelo.
Questões de urbanismo, espaços públicos e segurança também marcaram esta assembleia, nomeadamente no que diz respeito à disponibilização de mais equipamentos urbanos e sinalização rodoviária nas zonas mais movimentadas, como escolas e zonas de maior tráfego; o reforço de segurança em determinadas zonas e mais acções de sensibilização ambiental. Já na vertente cultural, foi deixada a sugestão para a criação de mais iniciativas no âmbito recreativo e cultural que envolvam os jovens com idades compreendidas entre os 12 e 18 anos, para que possam desenvolver a sua criatividade, talento e proporcionar uma ocupação de tempos livres de forma saudável.
No final da sessão, Júlia Rego e Natacha Vieira foram eleitas para representar os jovens na Assembleia Municipal de Lagoa.
A Assembleia Municipal Jovem contou com dois momentos teatrais, que abriram e encerraram a sessão, Bioma Restaurant vence categoria Turismo Gastronómico do Prémio Nacional de Turismo 2025 protagonizados pelos alunos do 6.º A da Escola Básica Integrada de Água de Pau e do 9.º B da Escola Secundária de Lagoa.

Edit Template
Notícias Recentes
República estabelece contrato de 155,9 milhões que garante até 2052 cabos submarinos para ligarem o continente aos Açores
Relatório final da Estrutura para a Saúde Mental dos Açores aponta importantes avanços alcançados, mas deixa alertas para o futuro
Casamentos disparam 11% nos Açores atingindo os 782 nos primeirosnove meses do ano
Trinta novos soldados prestaram Juramento de Bandeira
Actividades de divulgação das Forças Armadas nos Açores para o presente ano lectivo começam por Santa Maria
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores