Edit Template

Presidente da Sata Holding demite-se mas Governorecusa “perturbações” nas reestruturações em curso

Rui Coutinho, Presidente do Conselho de Administração da SATA Holding, apresentou ontem o pedido de demissão, com efeitos a 1 de Janeiro de 2026. O gestor, que foi indicado para o cargo em Junho de 2024, após a saída de Teresa Gonçalves, que se demitiu a 9 de Abril do ano passado e que tinha substituído Luís Rodrigues em Abril de 2023, alega razões profissionais para a saída. Será substituído pelo atual diretor financeiro do Grupo, Tiago Santos, que assumirá a presidência do Conselho de Administração da empresa.
Este novo capítulo na complexa situação por que passa o Grupo de transportes aéreos açoriano, que está em processo de privatização da companhia responsável pelas ligações entre os Açores e o exterior, a Azores Airlines, foi oficialmente dado a conhecer pelo Governo Regional, através de nota à imprensa que a seguir se reproduz: “O Governo Regional dos Açores informa que o Presidente do Conselho de Administração da SATA Holding, Rui Coutinho, apresentou o seu pedido de demissão, com efeitos a 1 de Janeiro de 2026, invocando razões profissionais. O Governo Regional dos Açores aceitou o referido pedido, reconhecendo o trabalho desenvolvido durante o exercício das suas funções e agradecendo o contributo prestado para o cumprimento das metas estabelecidas e para o reforço da estabilidade do Grupo SATA no atual contexto de cumprimento do Plano de Reestruturação. No seguimento desta decisão, e com o objectivo de assegurar a necessária continuidade e estabilidade dos processos em curso, o Governo Regional dos Açores procederá à nomeação de Tiago Santos, atual Chief Financial (CFO) do Grupo SATA, para o cargo de Presidente do Conselho de Administração da SATA Holding. A nomeação de Tiago Santos, enquanto membro do atual órgão executivo e profundo conhecedor dos mecanismos financeiros, operacionais e estratégicos do Grupo, visa garantir a prossecução rigorosa das medidas previstas no Plano de Reestruturação, nomeadamente a alienação da Azores Airlines e do Handling, bem como a consolidação dos avanços já alcançados no âmbito do processo de recuperação das empresas do Grupo SATA.”
Adianta, por último, “O Governo Regional dos Açores expressa ao Presidente cessante o seu reconhecimento pelos serviços prestados e formula votos de elevado sucesso ao novo Presidente no desempenho das suas funções, reiterando a sua confiança na continuidade do trabalho estruturante que tem vindo a ser desenvolvido.”
Como já referido, o lugar agora deixado vago por Rui Coutinho será ocupado pelo até agora, Director Financeiro do Grupo. Tiago Santos, que integrou a administração da SATA em Julho de 2024, é economista, foi membro do conselho de administração e diretor financeiro da Metropolitano de Lisboa, Carris, Transtejo e Soflusa entre 2015 e 2016, funções que também ocupou na empresa Oitante, entre 2016 e 2018. Foi ainda assessor do ministro da Saúde Paulo Macedo (2011 a 2015) e do secretário de Estado do Tesouro e Finanças (2010 e 2011) e administrador da consultora COBA.
Repita-se que a mudança na administração na SATA acontece numa altura em que está em curso o processo de privatização da Azores Airlines. Recorde-se que o consórcio Atlantic Connect Group apresentou a 24 de Novembro uma proposta de 17 milhões de euros por 85% da capital social da Azores Airlines, tendo o Governo dos Açores solicitado à Comissão Europeia a prorrogação do prazo para a privatização da companhia até 31 de Dezembro de 2026.

Presidente do Governo relativiza situação

José Manuel Bolieiro considerou que “não haverá perturbações” na SATA com a saída de Rui Coutinho e com a indigitação de Tiago Santos para o cargo.
Falando aos jornalistas nas Lajes das Flores, à margem de uma visita estatutária do executivo regional à ilha das Flores, Bolieiro afirmou que “O senhor presidente do Conselho de Administração da SATA dirigiu-nos uma carta a pedir a sua demissão. Não é surpresa, na medida em que, tal como aliás é afirmado na carta, nós tínhamos feito, aquando da sua nomeação e aceitação, um entendimento que era objectivo: concluir o processo de alienação do capital social para efeitos de privatização da Azores Airlines e o processo de reestruturação, que também envolve o ‘handling’ Ora, infelizmente não conseguimos concluir, embora estejam em bom curso, os processos de reestruturação do grupo SATA, mas a verdade é que ele tem outros compromissos de carácter profissional a partir de janeiro de 2026”, acrescentou. Por fim, o Presidente do Governo Regional aproveitou a ocasião para “agradecer o seu trabalho e dedicação”.

PS/AÇORES agendou debate de urgência sobre a situação da SATA

Paralelamente à demissão de Rui Coutinho, o Grupo Parlamentar do Partido Socialista Açores havia agendado ontem um debate de urgência sobre a situação do grupo SATA para o próximo plenário do Parlamento, que decorre já na próxima semana.
Segundo Berto Messias, “há muito que vimos alertando para a forma como o processo de privatização da Azores Airlines está a ser mal conduzido, bem como para a instabilidade permanente que se tem vivido na empresa, com impactos negativos em todo o grupo”.
“Este processo é uma autêntica novela com falta de transparência, com cancelamentos, suspensões, adiamentos e até acções de duvidosa legalidade, bem como falta de respeito por uma parte significativa dos trabalhadores e uma ausência total de liderança e firmeza por parte do Governo Regional, que culmina com a recente demissão do Presidente do Conselho de Administração”, refere Berto Messias.
O líder parlamentar relembrou ainda que “na passada semana, através do meu colega Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PS/Açores, Carlos Silva, voltámos a evidenciar os problemas que têm vindo a acontecer, que tiveram mais um episódio negro com o anúncio do não pagamento integral dos subsídios de Natal aos trabalhadores e ficámos novamente sem resposta sobre o eventual perdão da divida ao potencial comprador da empresa”.

Edit Template
Notícias Recentes
Revelada nova espécie de mosca-das-flores exclusiva de São Miguel
“Startup” açoriana entre as vencedoras de concurso sino-lusófono 929 Challenge em Macau
Presidente da Sata Holding demite-se mas Governorecusa “perturbações” nas reestruturações em curso
Deputado da IL na Assembleia Municipal de Ponta Delgada quer listagem das obras municipais em curso
José Manuel Bolieiro lembra avanços em várias áreas nas Flores e valoriza cooperação com municípios
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores