Edit Template

Secretaria Regional do Ambiente e Acção Climática e Estado-Maior-General das Forças Armadas celebram protocolo de cooperação

A Secretária Regional do Ambiente e Acção Climática, através do Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), e o Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA), por intermédio do Comando Operacional dos Açores (COA), formalizam esta segunda-feira, em conjunto, um protocolo de cooperação.
O protocolo visa formalizar a colaboração entre o SRPCBA e as Forças Armadas no âmbito do apoio militar a emergências civis, estabelecendo mecanismos de articulação que promovem a interoperabilidade entre estruturas civis e militares, fortalecendo assim a capacidade de resposta integrada em situações de emergência na Região Autónoma dos Açores.
O documento define também linhas de actuação conjuntas nas áreas de comando e controlo, coordenação operacional, formação, exercícios e treinos operacionais, apoio logístico e capacidades de busca, salvamento e vigilância, incluindo o uso de Sistemas Aéreos Não Tripulados, considerando os riscos associados aos fenómenos meteorológicos extremos, sismovulcânicos e outras ocorrências de protecção civil.
A assinatura do protocolo teve lugar no Palácio da Conceição, em Ponta Delgada, com a presença do Presidente do SRPCBA, Tenente-Coronel Rui Pedro Massa de Andrade, e do Comandante Operacional dos Açores, Tenente-General Piloto-Aviador César Paulo da Silva Rodrigues.

Edit Template
Notícias Recentes
Ponta Delgada arranca com terceira semana de programação natalícia
UE determina que pesca da anchova acaba nos Açores mas quotas de goraz e atum-rabilho aumentam
Secretaria Regional do Ambiente e Acção Climática e Estado-Maior-General das Forças Armadas celebram protocolo de cooperação
Primeiro transporte de órgãos para transplante entre Açorese continente feito pelo Falcon 900
Verbas por transferir ao Instituto do Mar somam 593 mil euros, admite Governo após requerimento do Bloco de Esquerda
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores