Edit Template

Governo reforça acompanhamento vigilanteda construção da Variante às Capelas

O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infra-estruturas, continua a acompanhar de forma rigorosa a empreitada de construção da Variante às Capelas, considerada uma prioridade estratégica para a Região, tendo realizado uma nova verificação ‘in loco’ na passada semana.
A Secretária Regional da tutela, Berta Cabral, sublinha a importância do cumprimento integral dos prazos definidos, destacando que esta obra é “uma peça-chave no eixo ‘Circuitos Logísticos – Rede Viária Regional dos Açores’, integrado no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)”.
Segundo a governante, a intervenção “vai reforçar a coesão territorial, melhorar a mobilidade interna e ter impacto directo no acesso a serviços, no desenvolvimento económico regional e na segurança rodoviária”.
Durante a visita à obra, Berta Cabral salientou também que a Variante às Capelas contribuirá para “mitigar riscos naturais, nomeadamente inundações que afectam freguesias do concelho de Ponta Delgada”.
A Secretária Regional destaca que é fundamental manter e, se necessário, reforçar os meios humanos e materiais por parte do consórcio responsável, bem como a agilização dos procedimentos, de modo a manter “um ritmo de trabalho intenso e disciplinado” para garantir a execução dentro dos prazos.
A governante reafirmou que a conclusão da Variante às Capelas é uma “prioridade fundamental” no Plano Regional Anual para 2026, reforçando o compromisso político e institucional com a execução rigorosa dos fundos comunitários.
“Esta obra não é apenas estrutural, mas também simbólica: representa a concretização de uma política de investimento que reforça a autonomia, a coesão e a competitividade da Região Autónoma dos Açores”, afirmou.
A Variante às Capelas terá uma extensão de 8,3 km, acrescida de uma ligação de 1,4 km à vila, e foi projectada para conectar as vertentes norte e sul da ilha de São Miguel, ligando Ponta Delgada à zona noroeste e às Capelas. O investimento total ultrapassa os 46 milhões de euros, maioritariamente financiados pelo PRR.

Edit Template
Notícias Recentes
Detido suspeito do crime de tráfico de estupefacientes no concelho da Horta
“As Juntas de Freguesia são o primado do exercíciodo poder democrático”, afirma Pedro Nascimento Cabral
Governo reforça acompanhamento vigilanteda construção da Variante às Capelas
Frederico Sousa faz balanço positivo de 2025 e projecta 2026 como ano decisivo para o concelho
Governo admite 143 mil euros de dívida a médicos prestadores de serviços no HDES, Hospital da Horta e Unidade de Saúde de Ilha do Pico
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores