O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infra-estruturas, continua a acompanhar de forma rigorosa a empreitada de construção da Variante às Capelas, considerada uma prioridade estratégica para a Região, tendo realizado uma nova verificação ‘in loco’ na passada semana.
A Secretária Regional da tutela, Berta Cabral, sublinha a importância do cumprimento integral dos prazos definidos, destacando que esta obra é “uma peça-chave no eixo ‘Circuitos Logísticos – Rede Viária Regional dos Açores’, integrado no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)”.
Segundo a governante, a intervenção “vai reforçar a coesão territorial, melhorar a mobilidade interna e ter impacto directo no acesso a serviços, no desenvolvimento económico regional e na segurança rodoviária”.
Durante a visita à obra, Berta Cabral salientou também que a Variante às Capelas contribuirá para “mitigar riscos naturais, nomeadamente inundações que afectam freguesias do concelho de Ponta Delgada”.
A Secretária Regional destaca que é fundamental manter e, se necessário, reforçar os meios humanos e materiais por parte do consórcio responsável, bem como a agilização dos procedimentos, de modo a manter “um ritmo de trabalho intenso e disciplinado” para garantir a execução dentro dos prazos.
A governante reafirmou que a conclusão da Variante às Capelas é uma “prioridade fundamental” no Plano Regional Anual para 2026, reforçando o compromisso político e institucional com a execução rigorosa dos fundos comunitários.
“Esta obra não é apenas estrutural, mas também simbólica: representa a concretização de uma política de investimento que reforça a autonomia, a coesão e a competitividade da Região Autónoma dos Açores”, afirmou.
A Variante às Capelas terá uma extensão de 8,3 km, acrescida de uma ligação de 1,4 km à vila, e foi projectada para conectar as vertentes norte e sul da ilha de São Miguel, ligando Ponta Delgada à zona noroeste e às Capelas. O investimento total ultrapassa os 46 milhões de euros, maioritariamente financiados pelo PRR.
