Edit Template

SATA reforça ligações aéreas entre os Açores e Portugal continental no Verão IATA 2026

As companhias aéreas do Grupo SATA apresentaram ontem o programa de voos para a temporada de verão IATA 2026, focado sobretudo no reforço das ligações entre o continente português e os Açores. A operação mantém também a consistência das ligações à América do Norte. Diz a empresa que o planeamento privilegia a utilização eficiente dos recursos, garantindo uma operação sustentável e assente na complementaridade entre a Azores Airlines e a SATA Air Açores. Em conjunto, as duas companhias irão assegurar mais de 800 voos por semana com origem /destino no Arquipélago dos Açores.
De acordo com comunicado da empresa, A operação de verão caracteriza-se por um aumento das frequências nas rotas Lisboa–Ponta Delgada, Lisboa–Terceira e Porto–Ponta Delgada. Mais é dito que para concentrar capacidade nas rotas mais procuradas, o Grupo não retomará rotas que registaram menor desempenho, direcçionando recursos para o mercado doméstico. No que respeita às ligações interilhas, a oferta será semelhante à do verão de 2025, com reforços pontuais nas rotas que tradicionalmente apresentam ocupações superiores a 90%.
O presidente da SATA Holding, Tiago Santos, citado do comunicado, salienta: “A operação para o verão de 2026 reflete um compromisso inabalável com os Açores e com a sua diáspora. Ao reforçar as ligações domésticas, assegurar a conectividade com a América do Norte e optimizar a utilização da nossa frota, estamos a construir uma operação mais sustentável e orientada para aquilo que é prioritário: servir os açorianos e garantir a acessibilidade e a mobilidade no arquipélago.”
Na Azores Airlines,as rotas com Nova Iorque e Montreal mantêm-se, bem como a ligação entre os Açores e Cabo Verde (Praia), que assegura conectividade adicional a Boston.
No mercado europeu, as rotas anuais para Paris e Barcelona terão continuidade no verão. A rota Frankfurt, de natureza sazonal, será retomada na época de verão.
Quanto à SATA Air Açores, foi também assegurado que a SATA Air Açores prevê operar cerca de 570 voos interilhas por semana, cobrindo dezasseis rotas com uma frota de sete aeronaves. Mais diz o comunicado da companhia de aviação que haverá reforço nas ligações Ponta Delgada – Terceira, Ponta Delgada–Pico, Ponta Delgada–Horta e Ponta Delgada–Flores, devido às elevadas taxas de ocupação registadas em 2025, sobretudo entre junho e setembro.
Tal como no ano anterior, a operação poderá ser reforçada temporariamente nos períodos de maior procura, nomeadamente durante festividades regionais.
Destaca a transportadora aérea que o planeamento conjunto da Azores Airlines e da SATA Air Açores integra obrigações de serviço público, rotas liberalizadas e destinos nacionais e internacionais que convergem nos Açores e que “a articulação de horários entre as duas operações é uma prioridade, permitindo que quem chega ao arquipélago através das várias portas de entrada possa prosseguir viagem para qualquer ilha com tempos de ligação reduzidos. A complementaridade entre as duas companhias continua a ser um objectivo estratégico do Grupo. O programa de verão já está disponível para reserva. Alguns reforços adicionais poderão ainda depender da atribuição de slots, sem impacto nas rotas anunciadas, embora possam influenciar o número final de frequências adicionais. Não está prevista, à partida, a contratação de ACMI*.
A SATA Air Açores prevê integrar uma aeronave Bombardier Q400 adicional a partir de Junho.

Companhias do Grupo SATA
renovam certificações da IATA

As duas companhias aéreas SATA Air Açores e Azores Airlines, do Grupo SATA, viram renovadas as suas certificações ambientais IEnvA (IATA Environmental Assessment) e de segurança (registo IOSA – IATA Operational Safety Audit).
Em nota de imprensa, o Grupo SATA explica que a renovação ambiental reafirma o compromisso do Grupo com as práticas sustentáveis que se aplicam ao sector da aviação, e que o registo IOSA, cuja renovação foi obtido em dezembro último, “confirma o cumprimento rigoroso das normas internacionais, a solidez dos Sistemas de Gestão de Segurança implementados e a adopção contínua de práticas operacionais alinhadas com os mais elevados padrões da indústria”.
“Estas duas certificações, de âmbito e abrangência distintas, reconhecem a adopção das melhores práticas em matérias de segurança operacional e de gestão ambiental”, afirma o Grupo de SATA.
De acordo com o mesmo comunicado, as áreas de Manutenção e Engenharia da SATA Air Açores e da Azores Airlines obtiveram, pela primeira vez, acreditação no IEnvA, passando a integrar o sistema de gestão ambiental do Grupo SATA, juntando-se, assim, às áreas de Operações de Voo e Atividades Corporativas, cuja certificação foi renovada.

Edit Template
Notícias Recentes
Retalho de produtos alimentares nos Açores termina 2025 com aumento expressivo face ao ano anterior
Total de 450 estudantes açorianos já recebeu o valor referente às Bolsas de Estudo do ano lectivo 2025/2026
Governo dos Açores promove I Encontro Nacional de Casas dos Açores em Lisboa
Campanha “Viajar sem Pressa!” decorre até dia 26 de Janeiro
Candidaturas ao REART decorrem de 1 a 28 de fevereiro
Notícia Anterior
Proxima Notícia

Copyright 2023 Diário dos Açores