As companhias aéreas do Grupo SATA apresentaram ontem o programa de voos para a temporada de verão IATA 2026, focado sobretudo no reforço das ligações entre o continente português e os Açores. A operação mantém também a consistência das ligações à América do Norte. Diz a empresa que o planeamento privilegia a utilização eficiente dos recursos, garantindo uma operação sustentável e assente na complementaridade entre a Azores Airlines e a SATA Air Açores. Em conjunto, as duas companhias irão assegurar mais de 800 voos por semana com origem /destino no Arquipélago dos Açores.
De acordo com comunicado da empresa, A operação de verão caracteriza-se por um aumento das frequências nas rotas Lisboa–Ponta Delgada, Lisboa–Terceira e Porto–Ponta Delgada. Mais é dito que para concentrar capacidade nas rotas mais procuradas, o Grupo não retomará rotas que registaram menor desempenho, direcçionando recursos para o mercado doméstico. No que respeita às ligações interilhas, a oferta será semelhante à do verão de 2025, com reforços pontuais nas rotas que tradicionalmente apresentam ocupações superiores a 90%.
O presidente da SATA Holding, Tiago Santos, citado do comunicado, salienta: “A operação para o verão de 2026 reflete um compromisso inabalável com os Açores e com a sua diáspora. Ao reforçar as ligações domésticas, assegurar a conectividade com a América do Norte e optimizar a utilização da nossa frota, estamos a construir uma operação mais sustentável e orientada para aquilo que é prioritário: servir os açorianos e garantir a acessibilidade e a mobilidade no arquipélago.”
Na Azores Airlines,as rotas com Nova Iorque e Montreal mantêm-se, bem como a ligação entre os Açores e Cabo Verde (Praia), que assegura conectividade adicional a Boston.
No mercado europeu, as rotas anuais para Paris e Barcelona terão continuidade no verão. A rota Frankfurt, de natureza sazonal, será retomada na época de verão.
Quanto à SATA Air Açores, foi também assegurado que a SATA Air Açores prevê operar cerca de 570 voos interilhas por semana, cobrindo dezasseis rotas com uma frota de sete aeronaves. Mais diz o comunicado da companhia de aviação que haverá reforço nas ligações Ponta Delgada – Terceira, Ponta Delgada–Pico, Ponta Delgada–Horta e Ponta Delgada–Flores, devido às elevadas taxas de ocupação registadas em 2025, sobretudo entre junho e setembro.
Tal como no ano anterior, a operação poderá ser reforçada temporariamente nos períodos de maior procura, nomeadamente durante festividades regionais.
Destaca a transportadora aérea que o planeamento conjunto da Azores Airlines e da SATA Air Açores integra obrigações de serviço público, rotas liberalizadas e destinos nacionais e internacionais que convergem nos Açores e que “a articulação de horários entre as duas operações é uma prioridade, permitindo que quem chega ao arquipélago através das várias portas de entrada possa prosseguir viagem para qualquer ilha com tempos de ligação reduzidos. A complementaridade entre as duas companhias continua a ser um objectivo estratégico do Grupo. O programa de verão já está disponível para reserva. Alguns reforços adicionais poderão ainda depender da atribuição de slots, sem impacto nas rotas anunciadas, embora possam influenciar o número final de frequências adicionais. Não está prevista, à partida, a contratação de ACMI*.
A SATA Air Açores prevê integrar uma aeronave Bombardier Q400 adicional a partir de Junho.
Companhias do Grupo SATA
renovam certificações da IATA
As duas companhias aéreas SATA Air Açores e Azores Airlines, do Grupo SATA, viram renovadas as suas certificações ambientais IEnvA (IATA Environmental Assessment) e de segurança (registo IOSA – IATA Operational Safety Audit).
Em nota de imprensa, o Grupo SATA explica que a renovação ambiental reafirma o compromisso do Grupo com as práticas sustentáveis que se aplicam ao sector da aviação, e que o registo IOSA, cuja renovação foi obtido em dezembro último, “confirma o cumprimento rigoroso das normas internacionais, a solidez dos Sistemas de Gestão de Segurança implementados e a adopção contínua de práticas operacionais alinhadas com os mais elevados padrões da indústria”.
“Estas duas certificações, de âmbito e abrangência distintas, reconhecem a adopção das melhores práticas em matérias de segurança operacional e de gestão ambiental”, afirma o Grupo de SATA.
De acordo com o mesmo comunicado, as áreas de Manutenção e Engenharia da SATA Air Açores e da Azores Airlines obtiveram, pela primeira vez, acreditação no IEnvA, passando a integrar o sistema de gestão ambiental do Grupo SATA, juntando-se, assim, às áreas de Operações de Voo e Atividades Corporativas, cuja certificação foi renovada.
