O candidato da AD – Aliança Democrática às eleições europeias de 9 de Junho, Paulo do Nascimento Cabral, salientou a “importância e vantagens da aposta na mobilidade eléctrica para os Açores”, desde os transportes terrestres, aos marítimos, “em linha com as metas ambientais e de descarbonização da economia europeia”.
“Estas metas concretas para os transportes são mais relevantes do que as metas ambientais mais genéricas para as quais não contribuímos directamente. Ao contrário das mais específicas que melhoram a vida das pessoas, o meio ambiente, e contribuem para a redução dos seus gastos em energia, nomeadamente nas acessibilidades e transportes”, afirmou à comunicação social.
“Além da questão dos transportes, temos também o sector dos edifícios com metas muito importantes para atingir”, prosseguiu Paulo do Nascimento Cabral, numa breve paragem de um passeio de bicicleta eléctrica, na ciclovia da cidade da Ribeira Grande, com o Presidente do PSD/Açores, José Manuel Bolieiro, a assinalar o Dia Mundial da Bicicleta, que se comemora a 3 de Junho.
O social-democrata destacou o desafio transversal da transição energética, frisando que também se impõe ao nível dos edifícios “uma melhoria da eficiência energética através da redução de 16% do consumo de energia até 2030”, por via “de novos métodos de construção, novas tecnologias, inovação do uso de energia em edifícios, com zero emissões líquidas de carbono”.
Nesta paragem, simbolicamente feita na Praça do Emigrante, Paulo do Nascimento Cabral manifestou a intenção, caso seja eleito, de “garantir no programa de estágios no seu gabinete no Parlamento Europeu um açor-descendente, da Diáspora, porque acrescentará conhecimento ao nosso trabalho e estreitará os laços com as comunidades no outro lado do atlântico”, salientou.
O Presidente do PSD/Açores, José Manuel Bolieiro, exortou os açorianos a votar no próximo Domingo, 9 de Junho.
José Manuel Bolieiro sublinhou as qualidades do candidato açoriano da AD – Aliança Democrática, considerando-o “um dos melhores candidatos de Portugal”, tendo acrescentado que a proposta apresentada sobre a Diáspora, “uma excelente ideia e uma forma de reforçar o atlantismo europeu”.
O líder social-democrata frisou igualmente a relevância de trazer a público “as grandes questões da União Europeia, como é o caso da mobilidade eléctrica”, sinalizada com um passeio de bicicleta.