O Comando Regional da Polícia de Segurança Pública dos Açores, através de polícias da Brigada de Investigação Criminal da Esquadra da Lagoa, da Divisão Policial de Ponta Delgada, concretizou, no dia 17 de Junho, a detenção, em flagrante delito, de uma mulher de 35 anos, por suspeita da prática do crime de tráfico de estupefacientes.
Após a recepção de diversas denúncias que indiciavam um grupo de pessoas suspeitas num cenário de tráfico de estupefacientes, associado à exploração sexual, troca de favores sexuais por produto estupefaciente, numa das ruas mais movimentadas da cidade da Lagoa e, atendendo à gravidade dos factos, foi possível desenvolver várias diligências urgentes relativas à recolha de prova. Este grupo, constituído por três homens e uma mulher, foi devidamente identificado, tendo sido concretizada uma operação policial e cumpridas duas buscas domiciliárias. Foram ainda apreendidas vinte doses de droga sintética e outros objectos relacionadas com a actividade ilícita em apreço.
Após a apresentação à respectiva Autoridade Judiciária competente, no Tribunal Judicial de Ponta Delgada, a detida, agora arguida, ficou sujeita à medida de coacção de termo de identidade e residência. Os restantes co-autores do referido grupo, com idades compreendidas entre os 34 e os 51 anos, foram também constituídos arguidos e ficaram sujeitos a idêntica medida de coacção.